Num tempo caracterizado pela emergência ecológica, pelos efeitos do neo-liberalismo económico e pela constante ameaça a direitos humanos fundamentais, o Design vem abraçando causas que, embora partindo da sua matriz projectual, rompem com a circunscrição disciplinar e com muitas das convenções académicas e profissionais que o têm caracterizado. Todavia, muitos âmbitos de actividade tradicional do Design persistem e coexistem com a progressiva hibridização processual, abrindo-se à contaminação, mas também nutrindo outras áreas de actuação cultural e económica fundamentais para a vida urbana contemporânea.
O Design relaciona-se com múltiplos aspectos da vida em comum, mediando relacionamentos e projectando respostas a questões prementes de cidadania, assumindo por vezes grande pendor ideológico e político. Daí a prática do Design na sociedade contemporânea demandar uma permanente e constante capacidade crítica face ao presente, seja nas respostas profissionais, seja no seu claro e reconhecido desempenho na formulação e articulação de mudanças nos hábitos sociais, impostos pela adopção de novos valores, sejam eles devidos ao efeitos da austeridade, das mudanças climáticas, das pandemias ou das migrações.
Esta edição da DESIGNA pretende reunir, visibilizar e discutir contribuições do Design para a cidadania, tanto na esfera da sua relação com os cidadãos, individualmente considerados, como nesse prisma declarada e assumidamente político. Por outro lado, na linha das edições anteriores, pretende-se identificar oportunidades para novas actividades e práticas de design, gerando respostas aos complexos problemas emergentes, tanto do ponto de vista ecológico como geo-estratégico, conciliando essa escala com a esfera de acção individual, pública e privada. A própria constituição do Design enquanto campo académico e científico depende da capacidade de interpretação e reacção a essas mudanças culturais, cujas implicações económicas e tecnológicas alteram o quadro epistemológico do Design, do seu ensino e da sua prática.
A DESIGNA 2024 consiste a realização de uma conferência internacional presencial nos dias 24 e 25 de Outubro de 2024, na UBI, Covilhã, Portugal, apostada na apresentação e discussão de artigos, resultados de investigação, projectos, bem como na realização de workshops, no lançamento de livros e na inauguração de exposições no vasto campo do Design.