Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Desinformação, Transparência e Confiança: Perceções das/dos jornalistas em Portugal

Este livro resulta de um inquérito nacional realizado junto de jornalistas que trabalham em/a partir de Portugal e intitulado “Desinformação e Fact-Checking”. Uma iniciativa do MediaTrust.Lab – Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas, executado no LabCom – Comunicação e Artes, unidade de investigação da Universidade da Beira Interior, participado pela Universidade de Coimbra e financiado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (PTDC/COM-JOR/3866/2020).

AUTHORS / EDITORS

João Miranda, Luísa Torre e Pedro Jerónimo

COLLECTION

Livros de Comunicação

EDITION YEAR

2023

ISBN

978-989-654-919-0

PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Desinformação, Transparência e Confiança: Perceções das/dos jornalistas em Portugal

AUTHORS / EDITORS

João Miranda, Luísa Torre e Pedro Jerónimo

COLLECTION

Livros de Comunicação

EDITION YEAR

2023

ISBN

978-989-654-919-0

Index

1. Apresentação - 9

2. Introdução - 13

3. Metodologia - 27

4. Resultados - 33
4.1. Caracterização sociográfica - 35
4.2. Situação profissional e laboral - 43
4.3. Práticas e rotinas profissionais - 54
4.4. Desinformação e mecanismos de responsabilização - 71

5. Síntese de tendências e resultados - 83
5.1. Uma breve caracterização da realidade socioprofissional e laboral - 85
5.2. Contatos com fontes continuam a ser feitos de forma mais tradicional - 87
5.3. Redes sociais integram-se nas rotinas profissionais - 89
5.4. Políticos, audiências e jornalistas culpados por disseminar desinformação - 91
5.5. Meios dispõem de poucos mecanismos digitais de participação - 92

6. Referências Bibliográficas - 95
up