Communication Studies Publication

DIÁLOGOS LUSÓFONOS EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA

Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política é constituída por um conjunto de vozes que se propõem pensar as intersecções entre os campos da comunicação e da política no contexto das democracias contemporâneas, especialmente daquelas que compõem o espaço público da lusofonia. Trata-se de um esforço colectivo para compreender as peculiaridades de um sistema político visivelmente inseparável das lógicas comunicativas. Com efeito, diferentes dinâmicas de mediatização da vida política têm marcado a convivência entre as instituições políticas, os meios de comunicação e os cidadãos, dinâmicas que particularmente interessam à obra que a partir deste momento se coloca à disposição do leitor.Vistas em conjunto, as reflexões aqui colacionadas representam um mosaico temático estimulante e representativo das preocupações de uma área de estudos profundamente interdisciplinar, cuja estruturação, enquanto disciplina de conhecimento, resultou da convergência de dois campos autónomos do saber: a Comunicação e a Ciência Política.

Preço da edição impressa: € 26

AUTHORS / EDITORS

Hélder Prior, Liziane Guazina e Bruno Araújo (Orgs.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2016

ISBN

978-989-654-317-4

Index

Apresentação 11

Parte I - Media e Política 19

Capítulo 1 - Comunicação e Política no Espaço Público Lusófono 21
Hélder Prior, Liziane Guazina e Bruno Araújo

Capítulo 2 - Meios de Comunicação e Política: Evolução histórica e comparações entre Brasil e Portugal 43
Luis Felipe Miguel, Flávia Biroli e Susana Salgado

Capítulo 3 - Corrupção Política e Liberdade de Expressão em Portugal 73
Isabel Ferin Cunha

Capítulo 4 - A Crise da Comunicação Política - Os media, o jornalismo e a assessoria de imprensa como responsáveis pelo divórcio entre cidadãos e política 101
Vasco Ribeiro 

Parte II - Estudos de Género e Política 123

Capítulo 5 - Crimes de Proximidade contra Mulheres em Relações de Gênero: Dimensões políticas de um problema no Brasil e em Portugal a partir da cobertura jornalística 125
Moisés Lemos Martins e Carlos Alberto de Carvalho,

Capítulo 6 - Questão de Gênero: Representação Feminina e Preconceito em Portugal e no Brasil 151
Katia Maria Belisário

Capítulo 7 - Angela Merkel e Dilma Rousseff: crise migratória e processos de framing nos jornais Público e Folha De S. Paulo 167
Helena Lima, Miriam Cristina Carlos Silva, e Monica Martinez

Parte III - Jornalismo e Política 201

Capítulo 8 - Jornalismo e Política: a Mediatização do Programa do Combate a Pobreza pela Imprensa Moçambicana 203
Leonilda Sanveca 

Capítulo 9 - Jornalismo Político-Partidário e Poder nos Territórios Portugueses 225
Antonio Hohlfeldt e Roseane Arcanjo

Capítulo 10 - Os valores nas notícias. Dicotomias no noticiário político publicado em dispositivos móveis, em cenário de crise institucional. 255
Thaïs de Mendonça Jorge

Capítulo 11 - A Essencialidade Retórica do Jornalismo Político: Um estudo comparativo entre o Diário de Notícias e a Folha de S.Paulo. 273
Mozahir Salomão Bruck e Rennan Antunes

Capítulo 12 - Estado-Nação, Esfera Pública e Identidade Nacional: Caso Timor-Leste 301
Ivens Manuel F. G de Sousa

Capítulo 13 - A invisibilização da lusofonia no Brasil: discutindo a política de apagamento identitário nos jornais Folha De S. Paulo e O Globo 335
Elton Antunes e José Cristian Góes

Capítulo 14 - Em tempos de interatividade, revistas semanais insistem em capas persuasivas e mensagens direcionadas durante a cobertura das eleições presidenciais de 2014 355
Nilton Marlúcio de Arruda

Capítulo 15 - Eduardo Campos e Marina Silva: A eleição presidencial brasileira e a imprensa 373
Marcia Amazonas Monteiro

Capítulo 16 - O exercício do jornalismo: um estudo comparado entre os códigos de ética de Brasil e Portugal 415
Valéria Deluca Soares e Gabriel Bocorny Guidotti

Parte IV - Rádio e Política 437

Capítulo 17 - O enquadramento do tema política no meio rádio: Um olhar sobre emissoras radiofônicas de Brasil e Portugal 439
Rejane de Oliveira Pozobon e Marizandra Rutilli

Capítulo 18 - Vargas (Brasil) e Salazar (Portugal) instrumentalizaram o rádio para fazer propaganda política e ideológica (1937-1945) 463
Izani Mustafá ,Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Capítulo 19 - Os discursos políticos no horário eleitoral gratuito em Cabo Verde. Análise da comunicação radiofónica em período de campanha eleitoral 487
Bruno Carriço Reis, Eneida Fortes e Sergio Rivera

Parte V - Democracia, Deliberação e Internet 517

Capítulo 20 - Branding ativista e a indignação na esfera pública 519
João Carlos F. Correia

Capítulo 21 - Reflexões sobre Deliberação Pública, Media e Referendos 545
Laerson Bruxel e Maria Helena Weber

Capítulo 22 - Rumo a um modelo mais participativo de comunicação partidária? Um estudo comparado das estratégias de comunicação digital pelos partidos brasileiros e portugueses 571
Sérgio Braga, Leonardo Caetano Rocha e Márcio Cunha Carlomagno

Capítulo 23 - Comunicação Política e Facebook: Uma análise da página dos presidentes Dilma Rousseff (Brasil) e Aníbal Cavaco Silva (Portugal) 607
Brenda Parmeggiani

Capítulo 24 - Mecanismos de participação via comunicação digital nos municípios mais populosos do Brasil e de Portugal 639
Monica Franchi Carniello

Capítulo 25 - As mobilizações sociais em Portugal e no Brasil: Aproximações e distanciamentos a partir da comunicação on-line 663
Tiago Mainieri  e  Quézia Alcântara

Sobre os Editores 705
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