Evento de Artes

Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes

APRESENTAÇÃO

Throughout the history of cinema, we have witnessed a complex debate on the reciprocal relationship between cinema and other arts that is characterized, above all, by a set of creative efforts and experimental gestures from both domains, permeated by dialogisms that transit between the expression of other arts in cinema and the transmutation of cinema into other arts. From the defense of the aesthetic value of the moving image to the more hybrid forms built under new references, cinema is in a constant relationship of reciprocity with the other arts, whether through a relationship of tension, of the presence of one in the other, or in in the last instance, the blurring of borders. This investigative field finds in the operative possibilities of intertextuality and in the dialogical regime of artistic construction, methodological processes capable of structuring the scientific discourse.
The International Meeting "Cinema and other Arts" terá a sua sétima edição nos dias 22,23 e 24 de fevereiro – VII Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes, na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados a participar neste encontro, investigadores das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.

 

PROGRAM

A anunciar em breve.

ORADORES

A anunciar em breve.

 

CHAMADA DE TRABALHOS

The organization "Cinema and other Arts" convida toda a comunidade científica, a submeter propostas originais que se enquadrem na dinâmica do evento, entre dia 5 de dezembro de 2022 e dia 10 de janeiro de 2023.

Abstracts:
Os resumos devem ser enviados em formato Word document para o email c_@labcom.ubi.pt, incluindo a seguinte informação:

  • Author(s)
  • Institutional Affiliation
  • Proposal Title
  • Abstract (max 500 words) plus five keywords
  • Biography of each author (max. 150 words)

 

Final articles:

  • Os artigos finais selecionados serão incluídos no e-Book do evento a ser editado por LabCom. Comunicação e Artes.
  • O prazo para o envio dos artigos finais para posterior avaliação será anunciada no último dia do encontro.
  1. Instruções para os autores:
    • A contribuição é original e inédita e não se deve encontrar sob revisão ou para publicação por outra edição. Os artigos, bem como a autorização de publicação das imagens, são da exclusiva responsabilidade dos autores.
      São aceites artigos em Português, Inglês, Francês e Espanhol. O formato para submissão deve ser em Microsoft Word. As imagens devem ser incluídas no texto e ser enviadas em separado (formato JPEG, PNG, PDF com 300 dpi de resolução)

     

  2. O artigo deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos a seguir descritos:
    1. O artigo deve ter no máximo 15 páginas e seguir a seguinte estrutura:
      Título do artigo;
      Autor;
      Introdução;
      Texto;
      Conclusão;
      Referências bibliográficas e filmográficas;
      Filmografia;
    2. Referências bibliográficas e filmográficas:
      As referências devem seguir as normas APA (American Psychological Association). Ver exemplo dos dois primeiros volumes disponíveis on-line http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/335
    3. Citações:
      As citações no texto e notas de rodapé devem seguir as normas APA (American Psychological Association).(Não serão publicados artigos que não sigam estas normas). Ver exemplo dos dois primeiros volumes disponíveis on-line http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/335
      1. Imagens: O artigo pode conter imagens inseridas ao longo do texto. Todas as imagens devem conter uma legenda com o formato: “Imagem 1: conteúdo da legenda” (Não serão publicadas imagens sem legenda).
      2. Formatação do texto:
        Título do artigo: Times New Roman; letra tamanho 14; espaço entre linhas 1,5; alinhamento à esquerda.
        Author: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento à esquerda.
        Corpo do texto: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento justificado.
        Notas de rodapé/final de página: Times New Roman, corpo 10, parágrafo espaço simples, alinhamento justificado; as notas devem seguir a numeração árabe.
        Citações: As citações com 40 ou mais palavras devem ser separadas do corpo do texto por um parágrafo; letra tamanho 10; espaço entre linhas simples; alinhamento justificado.
        Referências bibliográficas e filmográficas: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento justificado.ATENÇÃO
        Qualquer dúvida, siga o exemplo da publicação dos dois primeiros volumes disponíveis on-line http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/335

     

 

Idiomas de trabalho:

  • Português, Inglês, Espanhol e Francês

 

Calendário

  • 5/12/2022 – 10/01/2023 – Submissão de propostas
  • 20/01/2023– Notificação dos autores com propostas aceites
  • 25/1/2023 – Data limite para inscrição dos autores com propostas aceites
  • 5/2/2023 – Divulgação do programa final
  • 22-24/2/2023 – VII Encontro Internacional Cinema and other Arts

 

INSCRIÇÃO

A inscrição no evento terá uma taxa de inscrição no valor de 60 (sessenta) euros para todos os participantes com propostas aceites.

A taxa de inscrição reverterá, na totalidade, para a edição e revisão dos nossos volumes de Cinema e Outras Artes.

Para formalização da inscrição é necessário enviar um e­mail para c_@labcom.ubi.pt com a seguinte informação:

  • Nome completo
  • Instituição (se aplicável)
  • Profissão, Ocupação ou Curso Frequentado
  • E-mail de contacto
  • Address
  • Comprovativo de transferência bancária
  • [Para efeitos de recibo solicita-se também a indicação do NIF]

 

Dados para transferência bancária:

  • Banco SANTANDER TOTTA
  • IBAN PT50 0018 0003 23220304020 89
  • SWIFT code TOTAPTPL

 

Nota: O evento é aberto a toda a comunidade científica interna ou externa à Universidade da Beira Interior. Todos aqueles que pretendam assistir ao mesmo poderão fazê-lo gratuitamente e sem qualquer tipo de inscrição prévia.

 

COMISSÕES

COMISSÃO CIENTÍFICA
  • Abílio Hernandez Cardoso
    Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (PT)
  • Ana Catarina Pereira
    UBI | LabCom. Comunicação e Artes
  • Ana Isabel Soares
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (PT)
  • Ana Telles Béreau
    Departamento de Música, Universidade de Évora
  • Anabela Branco de Oliveira
    UTAD | LabCom. Comunicação e Artes
  • António Costa Valente
    Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (PT)
  • Antonio Fatorelli
    Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (BR)
  • António Preto
    Escola Superior Artística do Porto (PT)
  • Caterina Cucinotta
    Universidade Nova de Lisboa
  • Cezar Migliorin
    Universidade Federal Fluminense
  • Daniel-Henri Pageaux
    Sorbonne Nouvelle, Université de Paris III (FR)
  • Daniel Tércio
    Instituto de Etnomusicologia | Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade de Lisboa (PT)
  • Dietrich Neumann
    Department of the History of Art and Architecture | Urban Studies, Brown University (DE)
  • Eduardo Paz Barroso
    Universidade Fernando Pessoa / LabCom
  • Eugénia Pereira
    Universidade de Aveiro
  • Fátima Chinita
    Escola de Teatro e Cinema
  • Felipe de Castro Muanis
    Universidade Federal de Juíz de Fora
  • Filomena SObral
    Escola Superior de Educação de Viseu
  • Francisco Paiva
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • François Penz
    Department of Architecture, University of Cambridge (FR)
  • Giovanbattista Tusa
    Ifilnova/NOVA FCSH, Universidade Nova de Lisboa
  • Helder Gonçalves
    Universidade da Beira Interior
  • Índia Mara Martins
    Universidade Federal Fluminense
  • Jord den Hollander
    Cineasta, arquiteto e diretor do Architecture Film Festival Rotterdam (NL)
  • Jorge Gorostiza
    Arquiteto e Urbanista, Gobierno de Canarias, (ES)
  • José Rosa
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior
  • Leonor Areal
    Universidade Nova de Lisboa
  • Liliana Rosa
    ESAP / IFILNOVA-NOVA-FCSH

 

  • Luís Urbano
    Faculdade de Arquitectura, Universidade do Porto (PT)
  • Luís Nogueira
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Manuel Deniz Silva
    Instituto de Etnomusicologia | Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Manuela Penafria
    LabCom. Comunicação e Artes
  • Maria Begoña Gutierrez
    Universidade de Salamanca
  • Maria João Cortesão
    ESMAND/IPP
  • Maria Da Luz Correia
    Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho | Universidade dos Açores
  • Maria do Rosário Lupi Bello
    Departamento de Humanidades, Universidade Aberta (PT)
  • Maria do Rosário da Silva Santana
    Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • Margarida Medeiros
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Maria Irene Aparício
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Maria João Castro
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Mirian Tavares
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (PT)
  • Nélson Araújo
    CEAA / ESAP
  • Paulo Filipe Monteiro
    Universidade Nova de Lisboa
  • Paulo Serra
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Rosa Alice Branco
    Poetisa
  • Sérgio Guimarães de Sousa
    Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho (PT)
  • Sérgio Miguel Bordalo de Sá
    Instituto de Etnomusicologia – Centro de estudos em Música e Dança, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (PT)
  • Stefanie Baumann
    Ifilnova/NOVA FCSH, Universidade Nova de Lisboa
  • Susana Nascimento
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Susana Lourenço Marques
    Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (PT)
  • Tito Cardoso e Cunha
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Vasco Carvalho
    Escola das Artes, Universidade Católica do Porto (PT)
COMISSÃO ORGANIZADORA
  • Anabela Branco de Oliveira
    UTAD | LabCom. Comunicação e Artes
  • Ana Catarina Pereira
    UBI | LabCom. Comunicação e Artes
  • Liliana Rosa
    ESAP / IFILNOVA-NOVA-FCSH
  • Mariana Schwartz
    LabCom.Comunicação e Artes
  • Nélson Araújo
    CEAA / ESAP
COMISSÃO EXECUTIVA
  • Mércia Pires
    Secretariado
  • Beatriz Botelho
    Web Developer / Apoio Informático
  • Daniel Baldaia
    Design Gráfico
  • LabCom. Comunicação e Artes
    Apoio Logístico

CONTACTS

Geral:
c_@labcom.ubi.pt

Localização
Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D’Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal

DATE

Entre 5 de dezembro de 2022 e 10 de janeiro de 2023

PLACE

Universidade da Beira Interior

DATE

Entre 5 de dezembro de 2022 e 10 de janeiro de 2023

PLACE

Universidade da Beira Interior

EVENT WEBSITE

PROGRAM

Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023
Anfiteatro da Parada

Sessão de abertura: 9.00 – 9.30
Painel 1 – Poéticas do Cinema
9.30 - 11.00
Anfiteatro da Parada

Moderação: Felipe Muanis

Adrián Sánchez-Martínez
La encapsulación espaciotemporal como estrategia de distanciamiento en el cine narrativo contemporáneo: Los casos de La flor (Mariano Llinás, 2018) y Quién lo impide (Quién lo impide, 2021)

Diogo Nóbrega
Morrer – Deleuze leitor de Beckett

Luís Nogueira
Os quadros nos quadros: um estudo sobre as pinturas como elementos de cena fílmicos
Coffee-break – 11.00 – 11.30
Painel 2 – Conjeturas Artísticas
11.30 - 13.00

Moderação: Luís Nogueira

Ana Isabel Albuquerque
O encontro exquis entre desenho, ilustração e animação em No Plan for Japan, de Ana Aragão

Felipe Muanis
Entre curiosidades e sonhos: cineastas ilustradores e seus cadernos de esboços

Tânia Furtado Moreira
Semiótica dos objetos sensíveis: visões cinemáticas nos desenhos de Catarina Patrício

Teresa Lima
A Janela (Maryalva Mix): um caldeirão estético e identitário
13.00 – 14.30: Almoço
14.30 – 16.00 - Sessão Plenária

Moderação: Nelson Araújo

José Bogalheiro
IMAGENS FULGURANTES ― De Virgínia Woolf a Pier Paolo Pasolini: para acabar com o parasitismo no cinema
16:00 – 16.30: Coffee-break
Painel 3 – Cinema, Poder e Ideologia
16.30 - 18.00
Anfiteatro da Parada

Moderação: Liliana Rosa

Guy Amado
Demasiado humano: arte, vida e o desencanto relacional em The square

Rita Santos
O cinema como ferramenta para a alteridade e para a democratização da cultura - O estudo de caso Os respigadores e a respigadora (2000) de Agnes Varda

António Costa Valente
Produção cinematográfica portuguesa, contextos enquanto indústria de criação cultural

Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023 Anfiteatro da Parada
Painel 4 – Espacialidade e Cinema
9.30 - 11.00
Anfiteatro da Parada

Moderação: Anabela Branco de Oliveira

Luís Martinho Urbano
Os cenários arquitectónicos de Alexandre Trauner para The Apartment e Irma La Douce, de Billy Wilder

Mariana Lemos Schwartz
O medo do sinuoso: o cinema de terror e a Art Nouveau

Alfonso Palazón Meseguer
Las imágenes no vistas

Catarina Neves
O retrato da cidade em Lisbon Story
Coffee-break – 11.00 – 11.30
Sessão Plenária
11:30 - 13.00
Anfiteatro da Parada

Moderação: Anabela Branco de Oliveira

Daniel Bernardes
Composição para audiovisual
13.00 – 14.30: Almoço
Painel 5 - Sonoridades
14.30 – 16.00

Moderação: Helder Filipe Gonçalves

André Malhado
“As músicas… a minha esperança é que um dia elas sejam melhores do que eu”: as encenações e sugestões históricas e musicais no filme Variações

Carla Cruz & Beatriz de Sousa Santo
A banda sonora na construção de 'significados' no Cinema: O caso do filme A Lista de Schindler

Helena Maria da Silva Santana & Maria do Rosário da Silva Santana
Heróis do Mar (1949) de Fernando Garcia: o filme revisitado pelo olhar e sensibilidade de Portovedo, Martins e Sampaio num projeto de comunidade

Paulo Dias
A música na saga Tron: entre a divergência e a convergência sonoras
16.00 – 16.30 – Coffee-break
Painel 6 - Cinema e Género
16.30 - 17.30
Anfiteatro da Parada
Moderação:Tiago Vieira da Silva


Daniel Oliveira Silva
O Ato de Criação Queer como autofabulação e resistência no cinema luso-brasileiro contemporâneo

Ema Lavrador
Sexism on 20th century Hollywood and women’s counter-cinema

Miguel Moreira
O glamour de Olivia de Havilland nos seus primeiros anos como atriz
Lançamento da 2ª Edição História do Cinema: Dos Primórdios ao Cinema Contemporâneo (coordenado por Nelson Araújo)

17.30 - 18.00
Anfiteatro da Parada

Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
Anfiteatro da Parada
Painel 7 – Teatro, Literatura e Identidade
9.30 - 11.00
Anfiteatro da Parada

Moderação: António Júlio Rebelo

Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves
Do teatro ao cinema: adaptações de Lady in The Dark

Sérgio Bordalo e Sá
Bocage, Camões e Inês de Castro: as personagens históricas de Leitão de Barros como símbolo da portugalidade

Pedro Crispim
Os palcos de Johnnie To: Teatralidade nos submundos do crime
Coffee-break – 11.00 – 11.30
Painel 8 – Poéticas do Cinema
11.30 - 13.30
Anfiteatro da Parada

Moderação: Mariana Schwartz

Amresh Sinha
Arrival and the task of translator

Monica Rodrigues Klemz
Narrativa multimodal no audiovisual – o icônico, o indicial e o simbólico no filme Animais Noturno

Luís Santo Vaz
A Arte do Fotodrama - O Cinema segundo Hugo Münsterberg
13.30 - 14:30: Almoço
Painel 9 – Estudos de Caso
14.30 - 16.00
Anfiteatro da Parada

Moderação: Sérgio Bordalo e Sá

António Júlio Rebelo
Evocação do Cineclube de Estremoz – um estudo de caso: leitura e interpretação de uma ação cultural no domínio da divulgação do cinema

Flávio Almeida & Renata Ferraz
Metamorfoses entre agentes de uma performance e de uma produção audiovisual: o processo criativo de Anot/her.

Marta Pinho Alves
Palavra, intermedialidade e performance em Jovem Cunhal de João Botelho
16.00 – 16.30 Coffee-break
PAINEL 10 – Cinema, Resistência e Poder
16:30 - 17.30
Anfiteatro da Parada

Moderação: Alfredo Taunay

Ana Sofia Pereira, Camila Lamartine, Célia Taborda & Carla Cerqueira
Feminismos e grande ecrã: interações entre cinema, conhecimento científico e a (re)construção da memória feminista

Priscila Lima Freitas & Pedro Pinto de Oliveira
Corpos em movimento contra o racismo: a criação teatral a partir da analogia cinematográfica

Vanessa Ribeiro-Rodrigues
Documentário social e (contra) cinema. O ponto de vista como discurso ativista em Democracia em Vertigem
17.30 - Encerramento dos trabalhos
CIMA