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iA – Arts Research 2019

O desenvolvimento de investigação no campo das artes veio abalar alguns pressupostos da prática artística, ao mesmo tempo que renovou o entendimento do seu lugar no sistema cultural. O campo da arte tem beneficiado desse confronto entre a tradição e a modernidade, tanto nas artes de filiação mais clássica e disciplinar quanto nas práticas emergentes, de cariz progressivamente transversal e híbrido. Percepção que logrou inclusive libertar as artes de índole projectual da ditadura da resolução de problemas, exigindo aos artistas/investigadores decisões sobre as problemáticas que merecem atenção, as que valem a pena ou tão simplesmente a amplitude das questões ou os meios a alocar aos objectos de investigação. Tal consciência altera as condições de autonomia da arte, questiona a hegemonia estética estabelecida e estimula uma mudança de paradigma que desloca a arte de um regime disciplinar, muito assente na taxonomia e nas condições de visibilidade, para um campo progressivamente expandido (R. Krauss), em que as fronteiras entre áreas de actividade, das Artes Visuais ao Design, do Cinema à Arquitectura, das Media Artes à Performance, se desvanecem. Espera-se do ensino artístico que designe tanto o contacto com um corpus como a aprendizagem de uma praxis, permanecendo todavia ambígua a sua função, dado que frequentemente se considera que a matéria de investigação incide pouco no saber e nos processos do “ofício” e desvia o artista/investigador para prioridades exógenas. Os métodos enraizados e a estruturação dos curricula parecem perpetuar a bicefalia e dificultar a convergência entre as artes e as ciências da arte. Atitude que denota um posicionamento epistemológico pré-moderno, crente na absoluta especificidade das actividades artísticas (J. Till). Factor que as torna refractárias aos aspectos normativos aplicados a outras disciplinas. Clivagem que perdura por força da manutenção de uma taxonomia disciplinar desfasada do entendimento que os criadores têm da sua actividade e que os próprios académicos também consideram desajustada das Arte Contemporânea. Não precisamos aludir à célebre tríade proposta por Frayling, para perceber que a relação entre a arte e a investigação tem sido experimentada de muitas e variadas maneiras. Nela cabe tanto o carácter ensaístico e experimental da reflexão sobre arte, como o labor eminentemente artístico, processual ou mesmo autoreferencial, seja na experimentação do potencial dos materiais e tecnologias, seja na compreensão e resposta a factores exógenos, como o quadro cultural, institucional, legal e regulamentar em que a criação se apresenta. Assim, tanto aqueles que crêem que a obra plasma a pesquisa, como aqueles que procuram modos de legitimação das artes a partir da dissociação sujeito / objecto ou do mero cruzamento com outros âmbitos humanistas, como a história, a sociologia, a psicologia ou a filosofia, consideram este debate em aberto. Em aberto está também a percepção de uma arte normal e o desejo da excepção, o equilíbrio possível entre o ensino formal e as dinâmicas de vanguarda. É precisamente aí que se encontra o propósito destas Jornadas de Investigação em Artes: discutir experiências de recém-doutorados e doutorandos em áreas artísticas distintas; perceber a perspectiva institucional de responsáveis científicos ou docentes de programas de doutoramento em artes; ensaiar alguma síntese sobre o quadro epistemológio, académico e infraestrutural desejável para o desenvolvimento de investigação pertinente no campo artístico.

Francisco Paiva / Manuela Penafria / Rita Sixto
© i*A 2019

DATE

29 de Março de 2019, 10-17h

PLACE

UBI, Sala de Doações da Biblioteca
Cartaz - iA - Arts Research 2019

DATE

29 de Março de 2019, 10-17h

PLACE

UBI, Sala de Doações da Biblioteca

EVENT WEBSITE

PROGRAM

29 de Março de 2019
6ª feira, Sala de Doações da Biblioteca, UBI

9:00 - Abertura
José Rosa, Presidente da Faculdade de Artes e Letras
Joaquim Paulo Serra, Director do ICI / Coordenador do Labcom.IFP
Francisco Paiva, Rita Sixto e Manuela Penafria, Orgs.

Intervenções
9:30 - Alejandra Pombo, FBAUVi
9:45 - José Bogalheiro, ESTCIPL
10:00 - Monica Mendes, FBAUL
10:15 - Paulo Freire de Almeida, EAUM
10:30 - Debate
Pausa para Café
11:00 - Paulo Luís Almeida, FBAUP
11:15 - Rita Sixto, FBAUPV-EHU
11:30 - Renata Ferraz, CIEBA/LABCOM
11:45 - Júlio Londrim, UBI/LABCOM
12:00 - Sílvia Zayas, MNCARS / UCLM
12:15 - Debate

13:00 - Almoço

14:00 - João Paulo Queiroz, FBAUL
14:15 - Mesas Redondas
16:30 - Pausa para Café
17:00 - Conclusões
18:00 - Encerramento
CIMA