Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

JORNAL ESCOLAR E VIVÊNCIAS HUMANAS: UM ROTEIRO DE VIAGEM

Este trabalho apresenta minha compreensão sobre o processo de produção do Jornal Escolar, tema que me dediquei por mais de 15 anos. Nas várias etapas dessa caminhada, tenho alimentado minhas reflexões pela vivência de levar o Jornalismo às salas de aula do ensino fundamental e secundário. Nesse presente estágio, procurei estudar as possibilidades da produção de jornais como contribuição ao processo de humanização no meio escolar. 

AUTHORS / EDITORS

Jorge Kanehide Ijuim

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2013

ISBN

978-989-654-113-2

Index

Releitura criativa e pluralidades  3

Apresentação à edição portuguesa 7

Apresentação  11

I - Entrada  15

1. Do informativo ao jornal escolar  15

2. Ambiente pedagógico   21

3. Educação e Humanização: uma busca de sentidos ao termo   27

4. Jornalismo humanizado...ou o porquê persistir na redundância   33

5. Do instrumento didático ao instrumento complexo  46

6. O lugar da metodologia  54

II – O meio do caminho...ou o caminho meio?  61

7. Re-visão de mundo  62

8. Viabilizando projetos pedagógicos  72

9. Um caminhão de sentimentos...  89

10. Tomando atitudes  98

11. As pedras e as brechas  106

12. Os desafios de Belbos e Lorcas   118

III – Saída  133

13. O que espero do Jornalismo   135

14. O que espero da Educação  141

15. O que espero de mim mesmo  143

Referências bibliográficas 147

Na bagagem (anexos) 159
up