PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Manual de Jornalismo na Web

Este manual é o resultado de duas décadas de trabalho sobre o jornalismo que se faz na Web. O primeiro capítulo procura contextualizar o fenómeno, traçando uma breve história da Internet e acompanhando o desenvolvimento do jornalismo neste novo digital media. O segundo capítulo é a parte mais prática do trabalho e nele são elencados alguns princípios originalmente propostos na tese de doutoramento do autor, mas que foram atualizados ao longo dos anos. O terceiro capítulo analisa as alterações sofridas pelo jornalismo em resultado da chamada webização. O impacto ocorreu na atividade, na profissão e nas próprias empresas, provocando uma onda de choque que ainda não foi completamente absorvida pelo setor. O quarto capítulo discute as alterações trazidas pelos dispositivos móveis ao jornalismo. O destaque são os smartphones, mas são ainda estudadas outras plataformas de consumo. Por fim, o sexto capítulo debruça-se sobre uma tecnologia vista por alguns como a mais séria ameaça ao jornalismo: a Inteligência Artificial na sua vertente generativa. O livro encerra com uma breve discussão sobre o futuro do jornalismo.

AUTHORS / EDITORS

João Canavilhas

COLLECTION

Livros de Comunicação

EDITION YEAR

2023

ISBN

978-989-654-968-8

PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Manual de Jornalismo na Web

AUTHORS / EDITORS

João Canavilhas

COLLECTION

Livros de Comunicação

EDITION YEAR

2023

ISBN

978-989-654-968-8

Index

Introdução - 9

1. O NOVO ECOSSISTEMA MEDIÁTICO - 11
1.1 Breve história da internet - 18
1.2 Internet e Jornalismo: mudanças na produção, na distribuição e no consumo - 27
1.3 Jornalismo na Web: do shovelware ao webjornalismo - 31
1.4 Características do jornalismo na Web - 37

2. ROTINAS E TÉCNICAS DE PRODUÇÃO NO WEBJORNALISMO - 45
2.1 Pesquisa - 45
2.2 Planeamento - 48
2.3 Redacção multimédia - 50
2.4 Arquitectura da notícia na Web - 55
2.5. Os géneros no webjornalismo - 69

3. CONVERGÊNCIA, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE - 77
3.1 Convergência tecnológica - 77
3.2 Convergência de conteúdos - 79
3.3 Convergência profissional - 80
3.4 Convergência empresarial - 82
3.5 O binómio inovação - criatividade - 85

4. JORNALISMO MÓVEL - 99
4.1 Telemóvel - 100
4.2 Tablets e vestíveis - 116

5. JORNALISMO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - 125
5.1 Inteligência Artificial - 126
5.2 Inteligência Artificial e jornalismo - 129
5.3 Questões éticas - 146

6. O FUTURO DO JORNALISMO - 153
6.1 Pandemia: um catalisador da evolução - 154
6.2 O futuro é amanhã - 156

Bibliografia - 167

Anexo - 193
up