MINIMALISMO E PÓS-MINIMALISMO: FORMA, ANTI-FORMA E CORPO NA OBRA DE ROBERT MORRIS
Nos anos 60 a corrente minimalista concretizava as suas formas geométricas em volumes de grande escala com uma aridez e simplicidade que chocavam o grande público, ocupando massivamente o espaço de exposição de muitos museus nos Estados Unidos e na Europa. Mas é no final desta mesma década que começam a realçar-se um conjunto de conceitos, de materiais e de técnicas de produção que dão à obra uma aparência mole, inacabada, e que passam a fazê-la depender do seu espaço exterior, da luz ambiente e da experiência do espectador. Robert Morris terá sido dos primeiros minimalistas a operar estas transformações e a romper com as principais normas do modernismo estético que o minimalismo praticava. Este livro vem abordar a problemática da transição do minimalismo para o pós-minimalismo, tema essencial para as reflexões contemporâneas sobre a arte, a técnica, o design e a arquitectura, e que terá lançado as principais questões que fundam o género artistico da instalação e, de um modo geral, de todas as artes tecnológicas.
Preço da edição impressa: € 20
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