Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Art Studies Publication

NÉON DIGITAL: UM DISCURSO SOBRE OS CIBERESPAÇOS

Preço: 15€

Numa civilização da imagem digital podemos reter o carácter publicitário das novidades. A onda digital atravessa discursos, mecanismos, instituições e promove-se como que um reclamo luminoso e incandescente. O néon digital é o que contemplamos na actualidade, momento este em que nada fica de fora dos ciberespaços e tudo por lá promete passar. Dos videojogos à Inteligência Artificial, da Realidade Virtual ao Homem-Máquina, do Ciberespaço Acústico à Fotografia Digital o néon adverte que o digital veio mesmo para “ficar”. A grande questão não é “se entendemos o que a comunicação electrónica nos apresenta”, mas sim, “se antes de mais reparamos que a comunicação digital já faz parte da nossa vida”. Todas as inovações nos parecem normais por estarmos dentro dos media, directa ou indirectamente. O que fica do remoinho da técnica voraz e da cultura profunda é a promoção eléctrica na era da cibercultura supersónica.

AUTHORS / EDITORS

Herlander Elias

COLLECTION

Ars

EDITION YEAR

2008

ISBN

978-972-8790-90-5

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

1 Raízes e Cabos Eléctricos: o Ciberespaço Polirrítmico e a Electrónica Negra    1
2 Ciberespaço: O Lugar-Máquina Mapeando o Novo Território    21
3 A Subjectividade Mediada por Vídeo: Experiências Audiovisuais na Primeira Pessoa    55
4 O Texto-Programa: De Gutenberg ao Código-Máquina    79
5 Desligação-Terminal: Pensando o Mito da Desligação    107
6 MTV: O Laboratório de Imagem    123
7 A Imagem na Era Digital: O Constante Videogáfico    137
8 Alter Machina: A Máquina das Alteridades: A Construção do Sujeito e os Constructos de Inteligência Artificial    149
9 Estética e Técnica: Do Renascimento à Realidade Virtual    165
10 Museologia Virtual: Promessas do Digital    177
11 Sobre a Tecnicização da Experiência: Ligação, Interrupção e Interferência na Cibercultura    187
12 Blade Runner: O Habitat Ciborgue    197
13 The Advergames Report: On The Next Generation of Ludic Advertising    207
14 Bibliografia    213
up