Communication Studies Publication

PESQUISA EM MEDIA E JORNALISMO – HOMENAGEM A NELSON TRAQUINA

Esta é uma obra de homenagem. Uma obra de homenagem a um pesquisador singular – Nelson Traquina. Nascido nos Estados Unidos, estudou em Denver e em Paris. Viveu os anos da Revolução de Abril em Portugal, como correspondente de agências noticiosas internacionais, ingressando na Universidade Nova de Lisboa no início dos anos 80. Ao longo de trinta anos de intensa dedicação aos Estudos Jornalísticos, tornou-se, incontestavelmente, o investigador português mais influente no campo. Fundou o Centro de Investigação Media e Jornalismo. Contribuiu, decisivamente, para a formação de novos docentes e investigadores e marcou toda uma geração. Formou discípulos. Neste livro – multifacetado – são publicados doze artigos de colegas do Professor Nelson Traquina, alguns seus ex-alunos, outros seus admiradores. São doze textos que refletem o legado e a influência de Nelson Traquina, ao mesmo tempo que registam as tendências e os campos de investigação que constituíram a matriz do Centro de Investigação Media e Jornalismo no período em que Nelson Traquina presidiu aos seus destinos.

Preço da edição impressa: € 15

AUTHORS / EDITORS

Isabel Ferin Cunha, Ana Cabrera, Jorge Pedro Sousa (Orgs.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2012

ISBN

978-989-654-094-4

Index

PREFÁCIO 1

Isabel Ferin Cunha

CAPÍTULO 1: Nelson Traquina e as pesquisas em jornalismo no Brasil 11

Marialva Carlos Barbosa

CAPÍTULO 2: A teoria da noticiabilidade de Nelson Traquina aplicadaa periódicos portugueses do século XVII – Os casos da Gazeta e doMercúrio Português 27

Jorge Pedro Sousa e Helena Lima

CAPÍTULO 3: Intelectualidade, autonomia e desprofissionalização -Regresso a questões candentes 47

Maria João Silveirinha e Carlos Camponez

CAPÍTULO 4: A construção social da realidade e o jornalismo comoprofissão especializada 79

João Carlos Correia

CAPÍTULO 5: Agenda-setting e efeitos dos Media: o desenvolvimentoparadoxal da teoria e o regresso a uma perspectiva comportamentalista 107

João Pissarra Estevez

CAPÍTULO 6: Eleições e comunicação política nas democraciasocidentais 139

Isabel Ferin Cunha e Rita Figueiras

CAPÍTULO 7: Do Parlamento para os jornais: reflexos mediáticosdos debates da IVG em 20 anos de democracia portuguesa 159

Ana Cabrera, Teresa Mendes Flores, Carla Martins e Maria José Mata

CAPÍTULO 8: O Dia Mundial da Sida 2011. Revisitando Elementospara uma Teoria da Notícia 203

Cristina Ponte, Marisa Torres da Silva e Vanda Calado

CAPÍTULO 9: Alguns pressupostos teóricos para uma análise dojornal televisivo 215

Estrela Serrano

CAPÍTULO 10: Das crises aos desafios do Jornalismo naera pós-Wikileaks 233

Francisco Rui Cádima

CAPÍTULO 11: A rádio portuguesa na década de 1960. A revistaAntena (1958-1968) e a promoção da rádio 2 55

Rogério Santos
up