Communication Studies Publication

RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: DOS FUNDAMENTOS ÀS PRÁTICAS: LIDERANÇA, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO (VOL. 5)

Independentemente da sua área ou função, os profissionais estão cada vez mais sensibilizados parapensar e agir de forma empreendedora e inovadora, uma condição sine qua non para o sucesso das organizações. O empreendedorismo e a inovação requerem ainda outra competência, a liderança, concebida como a capacidade de sensibilizar e envolver pessoas para determinados objetivos ou metas. Centrando-se no trinómio inovação, empreendedorismo e liderança, e na sua relação estreita com a identidade e cultura organizacional, por um lado, e com as novas tecnologias digitais, por outro, tanto ao nível interno organizacional, como no relacionamento com os públicos de interesse, esta obra desafia-nos a refletir sobre a legitimação da profissão de relações públicas e do campo da comunicação organizacional.

Este livro constitui o 5º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade, pela mão de investigadores portugueses e brasileiros.

AUTHORS / EDITORS

Gisela Gonçalves & Andreia Athaydes (Orgs.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2017

ISBN

978-989-654-426-3

Index

Introdução: a liderança, inovação e empreendedorismo do setor das relações públicas e da comunicação organizacional em Portugal e no Brasil

Gisela Gonçalves & Andreia Athaydes


Parte 1 – Experiências empreendedoras e inovadoras


A utilização das ferramentas de comunicação digital na divulgação da atividade profissional de relações públicas pelo coletivo “Todo Mundo Precisa de um RP”
Elena Angélica Mueller


As organizações e a interação com os usuários no Facebook: o caso da Netflix no Brasil e em Portugal
Vitória Wohlgemuth & Brenda Parmeggiani


Comunicação Dialógica: as plataformas digitais como ferramentas inovadoras de interação social
Victor Theodoro & Gisela Gonçalves


A comunicação de um jeito bom pra todo mundo: um estudo decaso da Mercur S.A.
Bruna Teixeira Santos


Parte 2 – Estudo de práticas inovadoras


Comunicação e Planejamento como elos entre prática e inovação nas organizações
Maria Eugênia Porém, T. S. F. Véras, V. L. Sforsin & V. F. Gonçalves


As relações públicas como estratégias de consolidação da cultura e inovação no contexto das organizações do Brasil e Portugal
Keynayanna K. C. Fortaleza, Larissa B. Rigo & Marcelo de B. Tavares


O Profissional de Comunicação na Gestão de Projetos de engenharia – uma área de inovação
Teresa Ruão & Ana Isabel Lopes


Parte 3 – Experiência e estudos sobre liderança


Communication controlling: origens e abordagens académicas e estudo de caso de cinco organizações
Marcos Roberto dos Santos & Evandro Oliveira


Cultura organizacional e comunicação interna: a visão do consultor de comunicação
Sónia Pedro Sebastião & Giovana Zulato


A Comunicação e a Cultura como Elementos fundamentais da Dinâmica Organizacional: Qual o Papel da Cultura Organizacional na Comunicação adotada pelos Líderes?
Rita Monteiro Mourão


Relações públicas e comunicação: contributos para construção de relações de confiança entre líderes e liderados
Cibelli Pinheiro de Almeida


A relevância da liderança pessoal na performance organizacional – Um estudo quantitativo
Manuel Joaquim de Sousa Pereira


Notas sobre os autores

up