Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: DOS FUNDAMENTOS ÀS PRÁTICAS: LIDERANÇA, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO (VOL. 5)

Independentemente da sua área ou função, os profissionais estão cada vez mais sensibilizados parapensar e agir de forma empreendedora e inovadora, uma condição sine qua non para o sucesso das organizações. O empreendedorismo e a inovação requerem ainda outra competência, a liderança, concebida como a capacidade de sensibilizar e envolver pessoas para determinados objetivos ou metas. Centrando-se no trinómio inovação, empreendedorismo e liderança, e na sua relação estreita com a identidade e cultura organizacional, por um lado, e com as novas tecnologias digitais, por outro, tanto ao nível interno organizacional, como no relacionamento com os públicos de interesse, esta obra desafia-nos a refletir sobre a legitimação da profissão de relações públicas e do campo da comunicação organizacional.

Este livro constitui o 5º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade, pela mão de investigadores portugueses e brasileiros.

AUTHORS / EDITORS

Gisela Gonçalves & Andreia Athaydes (Orgs.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2017

ISBN

978-989-654-426-3

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Introdução: a liderança, inovação e empreendedorismo do setor das relações públicas e da comunicação organizacional em Portugal e no Brasil

Gisela Gonçalves & Andreia Athaydes


Parte 1 – Experiências empreendedoras e inovadoras


A utilização das ferramentas de comunicação digital na divulgação da atividade profissional de relações públicas pelo coletivo “Todo Mundo Precisa de um RP”
Elena Angélica Mueller


As organizações e a interação com os usuários no Facebook: o caso da Netflix no Brasil e em Portugal
Vitória Wohlgemuth & Brenda Parmeggiani


Comunicação Dialógica: as plataformas digitais como ferramentas inovadoras de interação social
Victor Theodoro & Gisela Gonçalves


A comunicação de um jeito bom pra todo mundo: um estudo decaso da Mercur S.A.
Bruna Teixeira Santos


Parte 2 – Estudo de práticas inovadoras


Comunicação e Planejamento como elos entre prática e inovação nas organizações
Maria Eugênia Porém, T. S. F. Véras, V. L. Sforsin & V. F. Gonçalves


As relações públicas como estratégias de consolidação da cultura e inovação no contexto das organizações do Brasil e Portugal
Keynayanna K. C. Fortaleza, Larissa B. Rigo & Marcelo de B. Tavares


O Profissional de Comunicação na Gestão de Projetos de engenharia – uma área de inovação
Teresa Ruão & Ana Isabel Lopes


Parte 3 – Experiência e estudos sobre liderança


Communication controlling: origens e abordagens académicas e estudo de caso de cinco organizações
Marcos Roberto dos Santos & Evandro Oliveira


Cultura organizacional e comunicação interna: a visão do consultor de comunicação
Sónia Pedro Sebastião & Giovana Zulato


A Comunicação e a Cultura como Elementos fundamentais da Dinâmica Organizacional: Qual o Papel da Cultura Organizacional na Comunicação adotada pelos Líderes?
Rita Monteiro Mourão


Relações públicas e comunicação: contributos para construção de relações de confiança entre líderes e liderados
Cibelli Pinheiro de Almeida


A relevância da liderança pessoal na performance organizacional – Um estudo quantitativo
Manuel Joaquim de Sousa Pereira


Notas sobre os autores

up
EN