Communication Studies Publication

SOCIOLOGIA DOS NOVOS MEDIA

Nunca como hoje os media foram tão ubíquos e penetrantes de um ponto de vista social.

A partir deles, transformamos categorias estruturantes da nossa vida e adotamos novas formas de ação. Neles e a partir deles construímos discursos, relações, a perceção de nós mesmos e dos outros. Ainda a partir deles, projetamos modos de vida em comum.

A história dos media mostra-nos como sempre o fizemos. Contudo, sentimos que nunca com a escala, o alcance e a intensidade de hoje.

Apesar de todas as novidades e importantes transformações, a questão principal não é original e pode ser colocada de forma simples: como viver uma vida melhor com os media? Ou, noutros termos, como aproveitar as oportunidades deste novo ecossistema, e, ao mesmo tempo, limitar os riscos e as ameaças que ele esconde?

Como foi dito, trata-se de questões que não são novas e que, sob diferentes formas, acompanharam a emergência de anteriores formas de mediação, da escrita à imprensa e ao telégrafo.

A estas questões, colocadas hoje, este livro responde com uma proposta de compreensão sociológica dos novos media.

Sabemos que desde o seu aparecimento os media se encontram ligados de forma essencial às sociedades que os acolhem: o estudo de uns implicando o estudo das outras. Num tempo marcado pela multimedialidade, pelas redes sociais online, pelos dispositivos móveis e pelos recursos de interatividade, este livro afirma a sua atualidade ao propor-se enunciar e analisar criticamente as mudanças sociais que lhes estão associadas.

AUTHORS / EDITORS

Gil Baptista Ferreira

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2018

ISBN

978-989-654-472-0

Index

Introdução - 11
Porquê novos media? - 13
Objetivos e estrutura do livro - 16

PARTE I- NOVOS MEDIA: O QUE SÃO E COMO SÃO? - 19

1. Os media na era da Internet - 21
O estudo dos media, hoje - 21
Para uma genealogia do conceito de novos media - 25
Os media e a sociedade de massa - 28
Os media nas sociedades pós-industriais - 32
Os novos media na entrada do século XXI - 35
Media e rede: um sistema técnico-social dinâmico - 39
Conclusão/Síntese - 44

2. Media interativos: novos atores e novos poderes? - 47
O estudo da interatividade nos media - 47
Uma esteticização da ideia de interatividade - 50
Os media são interativos? - 54
Os indivíduos são interativos? - 60
Cidadania e interatividade - 64
Novos poderes? - 66
Conclusão/síntese - 70

PARTE II - A VIDA ONLINE: NOVOS ESPAÇOS, NOVOS MODOS DE SER - 73

3. Novos media e espaços da vida social - 75
O estudo das noções de público e privado - 75
Paradoxos da privacidade - 78
A Internet e a publicitação do privado - 81
A redefinição dos espaços público/privado - 84
O público como “espaço de aparição” - 87
O continuum da vida mediada - 91
Espaços da vida cívica - 94
Conclusão/síntese - 97

4. Novos media, novas identidades? - 101
Comunicação e identidade - 101
O indivíduo online - 105
Performances do self online - 108
A apresentação do self online - 110
Gramática da identidade online - 115
A validação do self conectado - 119
Conclusão/síntese - 122

PARTE III - NOVOS MEDIA E FORMAS DE VIDA CÍVICA - 125

5. O jornalismo na era dos novos media - 127
O estudo das transformações tecnológicas no jornalismo - 127
O jornalismo e a Internet - 131
Jornalismo e vida pública - 136
Jornalismo como espaço de comunicação - 144
Redefinição das funções do público - 149
Redefinição das funções do jornalista - 157
Jornalismo, Internet e sociedade: o triângulo instável - 162
Conclusão/síntese - 167

6. Novos media e vida cívica - 171
O estudo da relação entre media e democracia - 171
A democracia online - 180
Media e democracia deliberativa - 185
A ideia de esfera pública virtual - 190
A Internet e os seus usos - 196
Internet e igualdade - 200
“Trazer a deliberação à terra” - 205
Conclusão/síntese - 214

Bibliografia - 221

Agradecimentos - 239
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