Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

SOCIOLOGIA DOS NOVOS MEDIA

Nunca como hoje os media foram tão ubíquos e penetrantes de um ponto de vista social.

A partir deles, transformamos categorias estruturantes da nossa vida e adotamos novas formas de ação. Neles e a partir deles construímos discursos, relações, a perceção de nós mesmos e dos outros. Ainda a partir deles, projetamos modos de vida em comum.

A história dos media mostra-nos como sempre o fizemos. Contudo, sentimos que nunca com a escala, o alcance e a intensidade de hoje.

Apesar de todas as novidades e importantes transformações, a questão principal não é original e pode ser colocada de forma simples: como viver uma vida melhor com os media? Ou, noutros termos, como aproveitar as oportunidades deste novo ecossistema, e, ao mesmo tempo, limitar os riscos e as ameaças que ele esconde?

Como foi dito, trata-se de questões que não são novas e que, sob diferentes formas, acompanharam a emergência de anteriores formas de mediação, da escrita à imprensa e ao telégrafo.

A estas questões, colocadas hoje, este livro responde com uma proposta de compreensão sociológica dos novos media.

Sabemos que desde o seu aparecimento os media se encontram ligados de forma essencial às sociedades que os acolhem: o estudo de uns implicando o estudo das outras. Num tempo marcado pela multimedialidade, pelas redes sociais online, pelos dispositivos móveis e pelos recursos de interatividade, este livro afirma a sua atualidade ao propor-se enunciar e analisar criticamente as mudanças sociais que lhes estão associadas.

AUTHORS / EDITORS

Gil Baptista Ferreira

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2018

ISBN

978-989-654-472-0

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Introdução - 11
Porquê novos media? - 13
Objetivos e estrutura do livro - 16

PARTE I- NOVOS MEDIA: O QUE SÃO E COMO SÃO? - 19

1. Os media na era da Internet - 21
O estudo dos media, hoje - 21
Para uma genealogia do conceito de novos media - 25
Os media e a sociedade de massa - 28
Os media nas sociedades pós-industriais - 32
Os novos media na entrada do século XXI - 35
Media e rede: um sistema técnico-social dinâmico - 39
Conclusão/Síntese - 44

2. Media interativos: novos atores e novos poderes? - 47
O estudo da interatividade nos media - 47
Uma esteticização da ideia de interatividade - 50
Os media são interativos? - 54
Os indivíduos são interativos? - 60
Cidadania e interatividade - 64
Novos poderes? - 66
Conclusão/síntese - 70

PARTE II - A VIDA ONLINE: NOVOS ESPAÇOS, NOVOS MODOS DE SER - 73

3. Novos media e espaços da vida social - 75
O estudo das noções de público e privado - 75
Paradoxos da privacidade - 78
A Internet e a publicitação do privado - 81
A redefinição dos espaços público/privado - 84
O público como “espaço de aparição” - 87
O continuum da vida mediada - 91
Espaços da vida cívica - 94
Conclusão/síntese - 97

4. Novos media, novas identidades? - 101
Comunicação e identidade - 101
O indivíduo online - 105
Performances do self online - 108
A apresentação do self online - 110
Gramática da identidade online - 115
A validação do self conectado - 119
Conclusão/síntese - 122

PARTE III - NOVOS MEDIA E FORMAS DE VIDA CÍVICA - 125

5. O jornalismo na era dos novos media - 127
O estudo das transformações tecnológicas no jornalismo - 127
O jornalismo e a Internet - 131
Jornalismo e vida pública - 136
Jornalismo como espaço de comunicação - 144
Redefinição das funções do público - 149
Redefinição das funções do jornalista - 157
Jornalismo, Internet e sociedade: o triângulo instável - 162
Conclusão/síntese - 167

6. Novos media e vida cívica - 171
O estudo da relação entre media e democracia - 171
A democracia online - 180
Media e democracia deliberativa - 185
A ideia de esfera pública virtual - 190
A Internet e os seus usos - 196
Internet e igualdade - 200
“Trazer a deliberação à terra” - 205
Conclusão/síntese - 214

Bibliografia - 221

Agradecimentos - 239
up
EN