SPECULUM – Filming and looking at oneself in the mirror: the use of self-writing by Portuguese-speaking documentary filmmakers

SITE DO PROJETO

https://speculum.labcom.ubi.pt/

ORÇAMENTO

-

NÚMERO DO PROJETO

EXPL/ART-CRT/0231/2021

CÓDIGO DA OPERAÇÃO

-

PARECER DA ENTIDADE AVALIADORA

-

DOMÍNIO CIENTÍFICO PRINCIPAL

-

Área Científica Principal

-

Sub-área da Área Científica Principal

-

Área Científica Secundária

-

Sub-área da Área Científica Secundária

-

Investigador Responsável (IR) do projeto

Ana Catarina Santos Pereira

Co-Investigador Responsável (co-IR) do projeto

Ana Isabel Candeias Dias Soares

Equipa de Investigação

https://speculum.labcom.ubi.pt/equipa/

Breve descrição do projeto

O projeto “SPECULUM – Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa” é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (EXPL/ART-CRT/0231/2021) e dedica-se à investigação no âmbito do cinema autobiográfico, realizado por mulheres, em Portugal e no Brasil. Partimos da hipótese de algumas documentaristas terem vindo a assumir a escrita de si, a narração da sua história e a busca de definições próprias como meio de expressão artística que entendemos ser importante analisar e incentivar criativamente.

Sumário

O projeto “SPECULUM – Filmar-se e ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa” tem como missão primordial o desenvolvimento de uma reflexão profunda em torno do tema do documentário autobiográfico realizado por mulheres em Portugal e no Brasil. Do mesmo modo, pretende estimular a criação de filmes do mesmo género, dirigidos por outras mulheres, assim como a realização de eventos científicos e sociais, a concretização de publicações e o intercâmbio entre documentaristas autobiográficas reconhecidas e mulheres interessadas em compreender a temática mais profundamente.

Goals

1. O levantamento e análise dos documentários autobiográficos feitos por mulheres em Portugal e no Brasil, desde finais do século XX; 2. A execução de oficinas, dinamizadas por cineastas lusófonas; 3. A produção de podcasts em que se discutam temáticas relacionadas com a realização de documentários autobiográficos e com a experiência de mulheres documentaristas cuja produção seja do âmbito autobiográfico; 4. A dinamização de uma conferência internacional sobre documentarismo autobiográfico e a publicação de uma obra síntese do estudo.

Resultados

-