Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

WEBJORNALISMO: 7 CARATERÍSTICAS QUE MARCAM A DIFERENÇA

Embora existam em todo o mundo centenas de publicações online do período pré-World Wide Web, foi o desenvolvimento deste novo meio que transformou para sempre o jornalismo. Entre as muitas alterações registadas destaca-se o aparecimento das versões web dos meios tradicionais, mas também o nascimento de publicações nativas. É neste campo que se inscreve a obra que agora apresentamos.

Em “Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença” estuda-se cada uma das particularidades que distinguem o jornalismo que se faz na Web dos que se fazem noutros meios.

Com essa finalidade foram convidados sete autores de sete países, tendo-lhes sido pedido um capítulo sobre cada uma das sete caraterísticas. Alguns trabalhos são versões atualizadas de publicações anteriores.

AUTHORS / EDITORS

João Canavilhas (Org.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2014

ISBN

978-989-654-144-6

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Introdução - 1

Capítulo 1
Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas - 3
João Canavilhas

Capítulo 2
Multimedialidade: informar para cinco sentidos - 25
Ramón Salaverría

Capítulo 3
Interatividade: Definições, estudos e tendências - 53
Alejandro Rost

Capítulo 4
Memória: Jornalismo, memória e história na era digital - 89
Marcos Palacios

Capítulo 5
instantaneidade: efeito da rede, jornalistas mobile, consumidores ligados e o impacto no consumo, produção e distribuição - 111
Paul Bradshaw

Capítulo 6
Personalização: análise aos 6 graus - 137
Mirko Lorenz

Capítulo 7
Ubiquidade: o 7.o princípio do jornalismo na era digital - 159
John V. Pavlik

Autores - 185
up