Communication Studies Publication

COMUNICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE – VOLUME II

Os textos que compõem este livro têm em comum a reflexão sobre a temática do desenvolvimento e da sustentabilidade. Tratam-se de temas incontornáveis no estudo das relações que hoje se estabelecem, continuamente, entre organizações e públicos, numa sociedade em rede e fortemente mediatizada. Inclusão social e digital, cidadania e participação, responsabilidade social e ambiental, são os principais conceitos que se cruzam e interpelam ao longo dos onze capítulos aqui reunidos, da autoria de investigadores portugueses e brasileiros.

Este livro constitui o 2º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.

Preço da edição impressa: € 8

AUTHORS / EDITORS

Gisela Gonçalves & Ângela Felippi (org.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2014

ISBN

978-989-654-179-8

Index

Apresentação da Coleção 1

Introdução - Gisela Gonçalves e Ângela Felippi 3

O papel dos Relações Públicas na Comunicação para o Desenvolvimento - Antonio Heberlê 9

Comunicação organizacional (re)significada pelas cooperativas de economia solidária: um novo olhar para o planejamento estratégico de comunicação - Caroline Delevati Colpo 21

Sustentabilidade & Negócio: o caso do Microcrédito - Maria João Nicolau dos Santos & Celma Padamo 33

Relações públicas no terceiro setor: o caso da associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE) de Santa Cruz do Sul/Brasil - Elizabeth Moreira, Fabiana Pereira & Grazielle Brandt 61

Participação e sustentabilidade na comunicação estratégica e organizacional - Ana Duarte Melo 77

Sustentabilidade ambiental nas empresas e comunicação organizacional e stakeholders: que relação e vantagens? - Ana Margarida Lopes Fernandes & Sandra Lopes Miranda 99

Comunicação, saúde e cidadania no Brasil - Inesita Soares de Araujo 111

Para uma reconfiguração da publicidade na sociedade - Sara Balonas 123

Juventude, inclusão digital e redes sociais - Maria Salett Tauk Santos 145

O papel da comunicação na motivação dos públicos seniores nas organizações - Francisco Costa Pereira & Damasceno Dias 159

Redes telemáticas e a comunicação para o desenvolvimento: o caso do OBSERVA-DR - Ângela Felippi 175

Nota sobre os autores 189
up