Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

COMUNICAÇÃO E PODER

A comunicação e o poder oferecem-se como dois conceitos englobantes, alegadamente monumentais, dotados de uma vastidão conceptual suficientemente abrangente para suscitarem as derivas mais arrojadas e as associações entre as ideias mais longínquas. Apesar desta aparente monumentalidade, da sua alegada vastidão, em seu torno surgem, frequentemente constelações de ideias aparentadas, cruzadas entre si no sentido em que evoluem sob um fundo de preocupações comuns.
Como se houvesse uma espécie de evidência primordial no estabelecimento de relações entre estes conceitos e na sua convocação simultânea, eles surgem ombreados na reflexão intelectual, académica e universitária, em particular desde que se tornou cada vez mais claro para a investigação empreendida pelas diversas disciplinas envolvidas (Filosofia, Sociologia e Ciências Sociais e Humanas, em geral) a existência de uma relação profunda entre o agir comunicacional e o agir político.

Preço da edição impressa: € 25

AUTHORS / EDITORS

João Carlos Correia (Org.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2002

ISBN

972-9209-82-0

Index

Prefácio

7

Comunicação, mundo da vida e reificação, João Carlos Correia

19

“I would prefer not to” - Bartleby, a fórmula e a palavra de ordem, António Bento

57

Da potência da linguagem à libertação da subjectvidade, Gil Baptista Ferreira

99

Minoria Tenebrosa, “Maioria Silenciosa”. A sátira e a invectiva no cartaz político (1974-1975), Edurado J. Camilo

121

Informação e democracia: o sentido da crítica Rousseauniana da informação, Paulo Serra

173

O poder como medium. Que linguagem, que comunicação? Apontamentos sobre moral e política, funcionalidade e sistemas, João Pissarra Esteves

221

Sobre reis, mensageiros e mensagens, José Manuel Santos

273

O que se poderá considerar uma filosofia racional de comunicação?, António Marques

333

O modo de informação de Mark Poster, António Fidalgo

345
up