Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

COMUNICAÇÃO EM AMBIENTE DIGITAL

A evolução da comunicação digital pode ser narrada de muitas formas. Para a maior parte das pessoas, o termo “digital” começou a entrar no vocabulário nos anos 1990, com a invenção da World Wide Web e a consequente popularização da internet comercial. Comunicar-se instantaneamente em escala global por meio do computador pessoal tornou-se uma realidade para todos que tivessem acesso à rede.

A novidade logo despertou reações por parte de profissionais envolvidos com as inovações tecnológicas e intelectuais que atenderam ao desafio de compreender os fenômenos emergentes. Revisitadas após quase duas décadas, muitas daquelas reações parecem conter excessos, seja de otimismo ou de pessimismo, revelando-se por vezes ingênuas quando observadas com as lentes do século XXI.

AUTHORS / EDITORS

Jan Alyne Barbosa Prado & Ivan Satuf

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2019

ISBN

978-989-654-564-2

Index

APRESENTAÇÃO 1

I CRIAÇÃO E PRODUÇÃO 5
O legado dos estudos culturais para as pesquisas de cultura digital: Uma introdução aos conceitos de cultura participativa, produtividade textual e produsage

Ana Carolina Vimieiro 7

Imaginação e serendipidade: algoritmos de recomendação musical na ecologia de streaming

Natália Moura Pacheco Cortez 27

Fazendo da vida um jogo: Pokémon Go, gamificação e outras interseções entre games e mundo

Filipe Alves de Freitas 47

Relatos de práticas pedagógicas que circunscrevem o desenvolvimento de produtos jornalísticos em ambientes digitais

Jan Alyne Barbosa Prado 69

Tecnologias comunicacionais móveis e a reconfiguração da noção de “news net”

Ivan Satuf 87

II MEDIAÇÃO 109

Do lado de dentro, do lado de fora: jornalismo, xamanismo e tradução de mundos na comunicação mediada

Lara Linhalis Guimarães 111

Comunicação pelo Equívoco: anotações para uma teoria plana e em rede

Evandro Medeiros 131

A Caverna da Mediação e a perspectiva não essencialista da Comunicação

Andre Stangl 149

A dinâmica transmídia da hashtag #vemprarua: mediação e semiose

Geane Alzamora & Luciana Andrade 171

SOBRE OS AUTORES 193
up