Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

COMUNICAÇÃO EM AMBIENTE DIGITAL

A evolução da comunicação digital pode ser narrada de muitas formas. Para a maior parte das pessoas, o termo “digital” começou a entrar no vocabulário nos anos 1990, com a invenção da World Wide Web e a consequente popularização da internet comercial. Comunicar-se instantaneamente em escala global por meio do computador pessoal tornou-se uma realidade para todos que tivessem acesso à rede.

A novidade logo despertou reações por parte de profissionais envolvidos com as inovações tecnológicas e intelectuais que atenderam ao desafio de compreender os fenômenos emergentes. Revisitadas após quase duas décadas, muitas daquelas reações parecem conter excessos, seja de otimismo ou de pessimismo, revelando-se por vezes ingênuas quando observadas com as lentes do século XXI.

AUTHORS / EDITORS

Jan Alyne Barbosa Prado & Ivan Satuf

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2019

ISBN

978-989-654-564-2

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

APRESENTAÇÃO 1

I CRIAÇÃO E PRODUÇÃO 5
O legado dos estudos culturais para as pesquisas de cultura digital: Uma introdução aos conceitos de cultura participativa, produtividade textual e produsage

Ana Carolina Vimieiro 7

Imaginação e serendipidade: algoritmos de recomendação musical na ecologia de streaming

Natália Moura Pacheco Cortez 27

Fazendo da vida um jogo: Pokémon Go, gamificação e outras interseções entre games e mundo

Filipe Alves de Freitas 47

Relatos de práticas pedagógicas que circunscrevem o desenvolvimento de produtos jornalísticos em ambientes digitais

Jan Alyne Barbosa Prado 69

Tecnologias comunicacionais móveis e a reconfiguração da noção de “news net”

Ivan Satuf 87

II MEDIAÇÃO 109

Do lado de dentro, do lado de fora: jornalismo, xamanismo e tradução de mundos na comunicação mediada

Lara Linhalis Guimarães 111

Comunicação pelo Equívoco: anotações para uma teoria plana e em rede

Evandro Medeiros 131

A Caverna da Mediação e a perspectiva não essencialista da Comunicação

Andre Stangl 149

A dinâmica transmídia da hashtag #vemprarua: mediação e semiose

Geane Alzamora & Luciana Andrade 171

SOBRE OS AUTORES 193
up