Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

JORNALISMO MÓVEL: LINGUAGEM, GÉNEROS E MODELOS DE NEGÓCIO

Depois dos livros “Notícias e Mobilidade: O jornalismo na era dos dispositivos móveis”, de 2013, e “Jornalismo para Dispositivos Móveis: Produção, distribuição e consumo”, de 2015, este “Jornalismo Móvel: Linguagem, géneros e modelos de negócio” é mais um contributo do LabCom.IFP para a discussão do papel dos dispositivos móveis no jornalismo do século XXI.

E se insistimos na temática é porque neste período de quatro anos se continuou a verificar um crescimento nas vendas de dispositivos móveis com o consequente aumento no número de acessos a conteúdos online. Esperava-se que o consumo massificado de notícias online tivesse repercussões nas receitas dos meios de comunicação e no surgimento de novos formatos e linguagens adaptadas a uma receção tecnologicamente avançada, mas nada disso aconteceu. Continua a ocorrer uma divergência crescente entre o potencial dos dispositivos de receção e a qualidade dos conteúdos produzidos pelos meios de comunicação, o que frustra as expectativas dos consumidores e limita a geração de receitas.

Face a este cenário, a investigação científica tem a obrigação de discutir o problema e este livro é mais contributo para essa discussão.

AUTHORS / EDITORS

João Canavilhas e Catarina Rodrigues (Orgs.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

 2017

ISBN

978-989-654-369-3

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Introdução - 11

Parte I - Dispositivos móveis, modelos de negócio e jornalismo de proximidade - 17

Aplicativos autóctones em franquias jornalísticas: a possível transformação de rotinas produtivas na convergência com meios digitais - 19
Vivian Belochio, Eugenia Barichello e Tanise Arruda

Mobilidade como fator diferencial dos modelos de negócios em jornalismo: O caso do NYTimes - 41
Isadora Ortiz de Camargo

Dispositivos móveis na construção da notícia: a experiência do portal regional NE10 - 61
Ivo Henrique Dantas e Heitor Costa Lima da Rocha

Jornalistas da imprensa regional em transição para o mobile - 83
Pedro Jerónimo

Los cibermedios hiperlocales en el móvil. Análisis comparativo de seis APPs españolas: grandes redes de medios frente a espacios de comunicación ciudadana - 107
María Cruz Negreira Rey y Xosé López García

Parte II - Dispositivos móveis e Apps - 133

Jornalismo no feed de notícias: a relação entre jornalismo e redes sociais através do Instant Articles do Facebook - 135
Mariana Guedes Conde

Medialabs Españoles. Un análisis de sus formatos narrativos - 153
Elpidio del Campo Cañizares y Teresa Zaragoza Fuster

O fato jornalístico narrado por meio de notificações: um olhar sobre a aplicação dos critérios de noticiabilidade na produção das pushed news - 175
Diógenes D’Arce Cardoso de Luna e Alexandra Fante

Mobilidade e jornalismo digital contemporâneo: Fases do jornalismo móvel ubíquo e suas características - 197
Eduardo Campos Pellanda, André Fagundes Pase, Ana Cecília Bisso Nunes, Melissa Streck, Marcelo Crispim Fontoura, Daniele Ramos de Souza, Isabella Ferreira e Mércio Pereira

O WhatsApp aliado da notícia: a interatividade no jornal brasileiro Extra - 219
Patrícia Pivoto Specht

WhatsApp e a publicização de notícias na sociedade midiatizada - 243
Carlos A. Zanotti e Cyntia Andretta

Parte III - Novas linguagens e novos formatos jornalísticos - 263

A realidade virtual como recurso imersivo no jornalismo digital móvel - 265
Alciane Baccin, Maíra Evangelista de Sousa e Marlise Brenol

Sucesso novo em formato “antigo”: periódicos matutinos para tablet e o caso do La Presse+ - 289
Marina Lisboa Empinotti e Rita de Cássia Romeiro Paulino

Análise às apps do jornal Público: a construção narrativa dos seus conteúdos - 319
Nuno Ricardo Fernandes

Periodismo inmersivo en dispositivos móviles: primer acercamiento a los proyectos Fukushima, vidas contaminadas (El País) y The Displaced (The New York Times) desde la perspectiva de la usabilidad - 345
Lucía Jiménez Iglesias, Adriana Paíno Ambrosio, Mª Isabel Rodríguez Fidalgo e Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque Amaral

Entre títulos e algoritmos: novas práticas editoriais de notícias móveis em jornais brasileiros - 369
Telma Sueli Pinto Johnson

Na palma da mão: reflexões sobre os newsgames em plataformas móveis com base na reportagem multimídia Di Soli a Soli - 389
Carlos Marciano, Kérley Winques, Mauren Del Claro Rigo e Rita de Cássia Romeiro Paulino

Jornalismo ubíquo e dispositivos móveis: uma análise do produto do jornal The Guardian - 411
Stefanie Carlan da Silveira

Parte IV - O audiovisual nos dispositivos móveis - 435

Websérie documental: o (web) jornalismo e as ferramentas digitais na construção da narrativa audiovisual interativa na internet - 437
José Jullian Gomes de Souza e Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

A receção de conteúdos informativos televisivos através de dispositivos móveis: as appsda RTP, SIC e TVI - 459
Carlos Canelas

Os dispositivos móveis no jornalismo audiovisual: uma análise da apropriação dos smartphones pelas emissoras de televisão do Piauí (Brasil) - 481
Jacqueline Lima Dourado e Juliana Fernandes Teixeira

La infografía periodística en la cuarta pantalla: Análisis de contenido y diseño de la información - 499
Begoña Ivars Nicolás e Montserrat Jurado Martín

Proposta de Inventário das Máquinas de Visibilidade: As modificações do telejornalismo pelo uso das câmeras ubíquas - 511
Maura Oliveira Martins

Narrativa radiofónica y dispositivos móviles. ¿Reutilización o creación de nuevos contenidos? El caso de Podium Podcast - 527
Miriam Rodríguez-Pallares

Transmedia Journalism within Mobile Devices - 547
Ana Serrano Tellería

Jornalismo das Coisas (JoT): Oportunidades e ameaças à informação noticiosa móvel na cidade digital - 583
Marcelo Barcelos
up
EN