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Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

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Communication Studies Publication

COMUNICAR E AVALIAR CIÊNCIA

A comunidade científica é hoje o resultado inequívoco do modo como os últimos anos acentuaram exponencialmente o desafio de definir e estabilizar parâmetros que permitam que a comunicação e avaliação de ciência possam beneficiar da credibilidade necessária à sustentabilidade de um complexo paradigma. Pensado na sequência – e como resultado – de uma conferência internacional sobre Modelos de Publicação Emergentes organizada no âmbito de um projeto dedicado, justamente, à Comunicação de Ciência, este livro reflete e faz eco, a partir de treze ensaios, das preocupações dos milhares de investigadores, professores, estudantes e bibliotecários que sentem, sobre o seu trabalho (sobre o seu futuro), a pressão permanente de um sistema cujo intrincado agenciamento permanece, até certa medida, opaco. 

Preço da edição impressa: € 13

AUTHORS / EDITORS

Anabela Gradim e Catarina Moura (Org.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2015

ISBN

978-989-654-238-2

Index

Introdução - 1


Parte I
INTEGRIDADE ACADÉMICA E INDICADORES DE PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO


Os editores predatórios estão a destruir a integridade da comunicação académica- 11
Jeffrey Beall


Por Albert Einstein, o editor, você, e eu - 31
Allen W. Wilhite e Eric A. Fong


Produção científica nas ciências sociais e humanidades:problemas e alternativas - 47
João Costa


A universidade portuguesa nos rankings: estratégias de melhoria - 57
Paula Pechincha, António Marques e José António Sarsfield Cabral


A avaliação da produção científica em biotecnologia, direito e artes:proposta de um modelo - 87
Sofia Fernandes


Parte II
DESAFIOS DO OPEN ACESS NA POLÍTICA CIENTÍFICA


Editores predatórios e modelos de Open Access - 111
Anabela Gradim


OpenAIRE e comunicação da ciência: a infraestrutura Open Access para a investigação na Europa - 127
Pedro Príncipe


Eu sei que tu sabes que eu cito: uma visão estratégica da publicação em ciência -  135
João Fernando Ferreira Gonçalves


Ciência e técnica vitivinícola 30 anos de desafios - 149
J. Silvestre; S. Canas; J. Eiras Dias


Parte III
TEORIAS, MÉTODOS E ESTUDOS DE CASOEM COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA


Investigação em, sobre e através da Arte do ponto de vista da publicação:aspectos epistemológicos e de validação - 157
Francisco Paiva


Argumentação gráfica: a modelização diagramática na comunicação da ciência - 177
Irene Machado


Cartografia dos métodos digitais: no cruzamento entre os estudos sociais da ciência e tecnologia e as ciências da comunicação? - 203
Chiara Carrozza e Tiago Santos Pereira


A necessidade de uma melhor comunicação da matemática na imprensa - 241
Susana Simões Pereira, José Manuel Pereira Azevedo e António José de Oliveira Machiavelo


Notas sobre os autores - 253
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