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Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

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Communication Studies Publication

CONCENTRAÇÃO DOS MEDIA E PLURALISMO: A IMPRENSA PORTUGUESA NO CONTEXTO DA UNIÃO EUROPEIA

O sector da comunicação social português sofreu importantes transformações nas últimas décadas. Com efeito, observam-se mutações profundas nas Indústrias dos Media, destacando-se a concentração dos mercados, a ancoragem nas tecnologias e a adoção de práticas de gestão de marketing. Igualmente importantes são as tendências para uma maior orientação para a racionalização dos custos e para a procura de rentabilidade, assim como uma abertura progressiva ao investimento estrangeiro.

Neste livro, analisam-se as tendências acima mencionadas, com destaque para as causas e efeitos associados à criação de grupos de Media fortemente integrados horizontalmente, verticalmente e diagonalmente. A constituição de grandes grupos empresariais no mercado português é o objeto de estudo central, mas o enquadramento europeu (do ponto de vista económico e político) será um ponto de referência permanente.

Preço da edição impressa: € 6

AUTHORS / EDITORS

Luís Oliveira Martins

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2015

ISBN

978-989-654-255-9

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Index

Introdução - 3

1. Estudo económico dos media: desafios e complexidades - 5
1.1 Os mercados dos Media - 5
1.2 A Economia Política da Comunicação - 6
1.3 A Economia dos Meios de Comunicação Social - 10
1.4 Estudo da concentração dos Media: problemáticas e perspetivas - 12

2. Indústrias dos Media: Características e especificidades – O caso europeu - 17
2.1 Classificação tradicional dos bens económicos - 17
2.2 Características económicas da informação - 22
2.3 Indústrias editorais e indústrias de fluxo - 26
2.4 Falhas de mercado e serviço público - 29
2.5 Conclusões - 33

3. Política dos Media e Concentração da Propriedade na União europeia - 37
3.1 Padrões de concentração nos mercados dos Media europeus - 38
3.2 Política dos Media e ideologia: a predominância de perspetivas liberais - 43
3.3 Políticas públicas e a transformação dos mercados dos Media na UE - 62
3.4 Conclusões - 79

4. Pluralismo nos media: racionalidades e conceitos - 83
4.1 Os Media e o interesse público: modelos de análise - 83
4.2 Pluralismo e liberdade de informação: perspetivas atuais - 89
4.3 Abordagens ao pluralismo das instituições europeias - 103
4.4 Bases económicas para o desenvolvimento do pluralismo nos Media - 119
4.5 Conclusões - 127

5. Mercados da imprensa na união europeia - 131
5.1 Características económicas da imprensa - 131
5.2 Dinâmicas empresariais - 138
5.3 Condicionantes da viabilidade económica - 145
5.4 Conclusões - 155

6. Imprensa em portugal: evolução dos mercados e ameaças ao pluralismo - 157
6.1 Estudos sobre concentração dos Media e pluralismo em Portugal  - 157
6.2 Imprensa portuguesa: enquadramento regulamentar - 164
6.3 Transformações sectoriais e concentração empresarial - 174
6.4 Crescimento da imprensa em Portugal: condicionantes socioeconómicas - 193
6.5 Determinantes da viabilidade das empresas jornalísticas - 199
6.6 Conclusões - 209

Conclusões finais - 211

Bibliografia - 225
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