ANÚNCIO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO no âmbito do Projeto SPECULUM – “Filmar-se e ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa”
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do Projeto de Investigação intitulado SPECULUM – “Filmar-se e ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa” (EXPL/ART-CRT/0231/2021), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a decorrer no LabCom da Universidade da Beira Interior (http://www.labcom-ifp.ubi.pt/) e adiante referido como SPECULUM nas seguintes condições:
- Áreas Científicas: Artes/Cinema/Estudos Fílmicos
- Objetivo da atividade: Desempenho de funções de Apoio e Gestão do projeto de investigação SPECULUM, relacionadas com investigação sobre filmes documentais autobiográficos realizados por mulheres em Portugal e no Brasil, conforme descrição no projeto de investigação.
- Requisitos de admissão e contratação:
Ser titular do grau académico de Mestre na área científica de Cinema/Estudos Fílmicos e reunir condições para estar inscrito/a num ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor.
A prova de inscrição no 3º ciclo de estudos/Curso não conferente de grau deve ser efetuada, obrigatoriamente, até à contratualização da bolsa.
- Plano de trabalho:
- Apoio à investigação e gestão do projeto SPECULUM;
- Colaboração na organização e na realização dos eventos científicos associados ao projeto, nomeadamente: registo e divulgação de podcasts; atualização de página web do projeto, organização da conferência final e edição do livro final.
- Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação em vigor (alterada pelo Decreto-Lei nº 123/2019, de 28 de agosto); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia em vigor (Regulamento nº 950/2019) publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 241 de 16 de dezembro de 2019; Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade da Beira Interior – RBIUBI (Regulamento nº 100/2020) publicado no Diário da República, 2.ª série, n,º 27 de 7 de fevereiro de 2020.
- Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no LabCom – Comunicação e Artes, Universidade da Beira Interior, Rua Marquês D’Ávila e Bolama, 6201-001 Covilhã, sob a orientação científica da Doutora Ana Catarina Pereira (acsp@ubi.pt).
- Duração e regime de atividade: A bolsa terá a duração máxima de dezoito (18) meses, com início previsto em abril/maio de 2022. A atividade decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme o RBIUBI.
- Condições da Bolsa: Será concedido um subsídio de manutenção mensal de acordo com o Anexo I do RBIUBI, no valor de €1144,64, conforme valores atualizados e que podem ser consultados em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. A este valor acresce o seguro social voluntário, caso na candidatura se opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
- Critérios de Seleção: Em conformidade com o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade da Beira Interior, a avaliação das candidaturas consistirá em: a) Avaliação Curricular (Formação académica e complementar), correspondente a 70% da classificação final; e b) Entrevista a candidatos/as a selecionar pelo painel de avaliação, que corresponderá a 30% do valor da classificação final. Na avaliação do curriculum vitae que sustenta as candidaturas, serão valorizados aspetos como: Experiência na criação e gestão de páginas web, redes sociais e outros meios de comunicação de base tecnológica; Experiência na condução, registo e transcrição de entrevistas; Experiência na criação e gestão de bases de dados; Bons conhecimentos de informática (bases de dados, redes sociais); Competências de gestão e de elaboração de relatórios de pesquisa; Currículo científico verificável em publicação
de artigos e participação em conferências da área de Estudos Fílmicos; Experiência na organização de encontros científicos, seminários e oficinas.
- Composição do Júri de Seleção:
As candidaturas serão apreciadas por um júri constituído por:
Presidente:
Professora Doutora Catarina Sales Barbas de Oliveira, Professora Auxiliar da Universidade da Beira Interior;
Vogais:
Professora Doutora Ana Isabel Candeias Dias Soares, Professora Auxiliar da Universidade do Algarve;
Professor Doutor Eduardo Paz Barroso, Professor Catedrático da Universidade Fernando Pessoa;
Suplentes:
Professora Doutora Mirian Estela Nogueira Tavares, Professora Associada da Universidade do Algarve.
- Documentos de Candidatura:
As candidaturas deverão incluir obrigatoriamente:
. Carta de motivação;
. Curriculum vitae detalhado/CienciaVitae;
. Cópia(s) do(s) Certificado(s) de Habilitações;
. Carta(s) de Recomendação;
. Outros documentos comprovativos considerados relevantes;
. Declaração de compromisso de honra do/a candidato/a, indicando, para cada tipo de Bolsa, BI, BII ou BIPD, que reúne as condições previstas para concessão da bolsa de acordo com os Artigos 5º, 6º, e 7º do RBIUBI, respetivamente.
- Prazo e receção de candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 28 de março de 2022 até às 24:00 do dia 8 de abril. As candidaturas deverão ser dirigidas à Drª Mércia Cabral Pires, para o endereço de correio electrónico: mercia@ubi.pt.
- Publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada, por classificação final obtida, afixada em local visível e público da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, sendo os/as candidatos/as notificados/as através de mensagem de correio eletrónico.
- Procedimentos de Reclamação e Recurso: Após comunicação das listas provisórias dos resultados nas diferentes fases de avaliação do concurso (Admissão e exclusão, Avaliação Curricular e Entrevista), dispõem os/as candidatos/as de um período de 10 dias úteis para, se assim o desejarem, se pronunciarem em sede de audiência prévia de interessados/as, nos termos dos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo. No caso de apresentação de alegações, a decisão final será proferida após a análise das pronúncias apresentadas em sede de audiência prévia de interessados/as. Findo o prazo regulamentar de 10 dias úteis, a proposta de classificação e ordenação final das candidaturas passa a definitiva.
A proposta de classificação e ordenação final das candidaturas constituirá lista de reserva de seleção pelo período de trinta dias.