Communication Studies Publication
DESIGN DA INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO EM PRODUTOS JORNALÍSTICOS PARA TABLETS
A introdução dos microcomputadores nas redações, no último quartel do século XX, estabeleceu uma revolução comparável apenas à chegada da tipografia mecânica. Antes das novas tecnologias da informação e comunicação, o trabalho de confecção gráfica do impresso era realizado por diversos profissionais, entre eles os designers responsáveis pelo leiaute; os compositores, que compunham os textos letra por letra, substituídos depois pelos linotipistas; os arte-finalistas, incumbidos de colar os elementos da página numa prancheta (paste-up); e os copiadores e impressores, que preparavam as chapas e operavam as impressoras.
Excetuando apenas o processo de operação das máquinas impressoras, o microcomputador foi capaz de unificar praticamente todo o processo de diagramação, incluindo a composição e organização de todos os elementos gráficos em uma única máquina e com apenas um profissional. Se as mudanças ocorreram também no organograma das redações, com a presença desse renovado designer no planejamento das edições desde a concepção da pauta, o produto em si também se alterou substancialmente. O computador possibilitou maior controle quanto ao resultado final, permitindo visualizar a página na tela e alterar suas configurações de forma direta e imediata.
Esta pesquisa foi permeada por desafios não tão fáceis de resolver, principalmente pela carência de uma bibliografia especializada e pela constante mutação dos produtos jornalísticos para dispositivos móveis, com as inovações promovidas pelo mercado em seus produtos. Pesquisar sobre meios tão novos e tão mutáveis pode tornar muitos desses escritos defasados rapidamente. Como não podemos vencer a obsolescência programada dos dispositivos, consideramos esta redação como mais uma fotografia dessa fase, após seis anos do iPad. Registrar esse momento e os desafios encarados pelo jornalismo, tateando e experimentando ideias, sustentará o esforço de cada página deste livro.
Preço da edição impressa: € 13
AUTHORS / EDITORS
Rodrigo Cunha
COLLECTION
LabCom Books
EDITION YEAR
2017
ISBN
978-989-654-389-1