Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

INFORMAÇÃO E PERSUASÃO NA WEB: RELATÓRIO DE UM PROJECTO

O projecto Informação e Persuasão na Web, do LabCom, definiu como seu objectivo central estudar os princípios a que terá de obedecer a construção das páginas Web das instituições de ensino superior públicas portuguesas.
Delineou-se, para a consecução de tal objectivo, uma investigação centrada nos utilizadores, e que confrontasse estes com as diversas possibilidades de organização da informação, de modo a apurar as que se revelariam, de facto, quer como as mais persuasivas, quer como as mais satisfatórias das necessidades e interesses desses mesmos utilizadores.
Deste modo, a metodologia compreendia duas componentes, uma mais teórica e outra mais empírica.

Preço da edição impressa: € 13

AUTHORS / EDITORS

Paulo Serra e João Canavilhas (Orgs.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2009

ISBN

978-989-654-017-3

Index

Introdução geral 5 I Enquadramento Teórico 9 Sentido e justificação da retórica online. Paulo Serra 11II Estudo Empírico – Fase 1

27 Análise dos sítios Web das universidades públicas portuguesas.
João Pedro Silva 29 29 III Estudo Empírico – Fase 2
81 Avaliação experimental das características dos sítios Web univer-
sitários. Paulo Serra, João Canavilhas
83 A1 Categorias de análise
109 A2 Protótipo de sítio Web universitário (entrada)
111 A3 Inquérito ao modelo de sítio Web universitário
113 A4 Caracterização da população estudantil da UBI
129 A5 Caracterização da amostra
131 A6 Resultados do Inquérito por questão 139
up