Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

JORNALISMO AUDIOVISUAL COM E PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: UM ESTUDO DAS APLICAÇÕES DOS SMARTPHONES NOS PROCESSOS E PRODUTOS JORNALÍSTICOS DAS EMISSORAS DE TELEVISÃO DO PIAUÍ

Vivenciamos um momento caracterizado pelas crescentes mudanças nos conteúdos audiovisuais, pelos usos inovadores dos dispositivos móveis e por hábitos de produção, circulação e consumo diferenciados, o que contribui para a configuração de um novo campo de possibilidades para os processos e produtos do jornalismo.

Diante disso, o objetivo desse livro é apresentar o panorama contemporâneo de mobilidade e audiovisualização no âmbito do jornalismo, buscando identificar a emergência de possíveis novos processos e produtos jornalísticos audiovisuais com e para dispositivos móveis (especialmente os smartphones), sobretudo nas principais emissoras de televisão do Piauí (Brasil).

 

AUTHORS / EDITORS

Juliana Fernandes Teixeira

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2019

ISBN

978-989-654-588-8

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Prefácio - 11

Introdução - 13

Capítulo 1 - Um panorama do jornalismo audiovisual circulado pelas emissoras de televisão piauienses nos meios digitais - 23
1.1 Observando as características básicas do Jornalismo Audiovisual - 23
1.2 A transposição do audiovisual televisivo para internet - 27
1.2.1 Duração dos vídeos - 29
1.2.2 Temáticas exploradas e fontes entrevistadas - 31
1.2.3 Vinhetas, créditos e cenários: a transposição torna-se ainda mais evidente - 35
1.2.4 Planos e movimentos: elementos não pensados propriamente para a internet - 38
1.3 Explorando as características básicas do Jornalismo Digital - 41
1.3.1 Hipertextualidade: configuração dos links para os conteúdos audiovisuais - 41
1.3.2 Uma breve problematização da atualização contínua e da memória - 44

Capítulo 2 - A multimidialidade e a interatividade se confirmando como principais características no jornalismo audiovisual em dispositivos móveis - 49
2.1 Um destaque para a multimidialidade e a interatividade - 49
2.2 Definindo o jornalismo audiovisual em dispositivos móveis - 50
2.3 Jornalismo audiovisual com dispositivos móveis: manchas dos smartphonesnos conteúdos das emissoras de TV piauienses - 53
2.3.1 Quando os jornalistas não dispõem de imagens - 55
2.3.2 Denúncias e flagrantes - 57
2.3.3 Estilo mais documental - 59
2.4 Jornalismo audiovisual para dispositivos móveis: o uso dos smartphones e seus aplicativos como recurso de interatividade - 63
2.4.1 A recirculação por meio das redes sociais - 68

Capítulo 3 - O processo de produção: uma proposta de compreensão a partir das entrevistas com profissionais das emissoras de TV piauienses - 73
3.1 Delimitando uma pesquisa de campo - 73
3.2 Busca por atualizações e inovações constantes - 77
3.3 Contribuição dos usuários: interatividade ou apropriação de vídeos? - 83
3.4 Aceleração do processo de produção: principal efeito do uso dos dispositivos móveis - 88
3.5 Ressalvas necessárias, sugestões para o futuro - 93

Conclusões - 99

Referências - 109
up
EN