Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

REPRESENTAÇÕES SOBRE AS NOTÍCIAS E O MUNDO POR CRIANÇAS A FREQUENTAR O ENSINO PRIMÁRIO: O CASO PORTUGUÊS

Nas últimas décadas, têm sido vários os estudos que documentam a importância das notícias na vida dos públicos mais jovens, argumentando sobre a presença da atualidade na sua socialização e na construção de significados sobre o mundo. No contexto português, são ainda escassas as pesquisas desenvolvidas sobre esta problemática, particularmente no que concerne ao universo das crianças. É nesse sentido que esta obra analisa e debate sobre as formas de acesso e de consumo de notícias, por crianças portuguesas a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico. Incidindo particularmente sobre como os tópicos da atualidade mediática ajudam estes públicos a apreender e a assimilar o mundo global e o mundo imediato, coloca-se a tónica na receção noticiosa e na ideia de público como sujeito. Com base em metodologias quantitativas e qualitativas, conclui-se que a natureza do envolvimento dos públicos mais novos com as notícias é contextualizada em função de variáveis sociodemográficas, do background familiar e do tipo de mediação que aí se pratica, dos interesses e experiências pessoais, e das formas de exposição mediática. É de salientar que as crianças contactam habitualmente com a atualidade em momentos de reunião familiar, embora demonstrem pouco interesse nos tópicos apresentados. Os resultados evidenciam que a informação noticiosa é vista como referência para conhecer o mundo e que o diálogo com os adultos pode ser um elemento impulsionador do gosto pela informação e um auxiliar fundamental na compreensão das notícias. 

AUTHORS / EDITORS

Patrícia Silveira

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2019

ISBN

978-989-654-599-4

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Prefácio.....1
Agradecimentos.....7
Introdução.....9
CAPÍTULO 1. AS CRIANÇAS, O MUNDO E OS MEDIA.....15
1.1 INFÂNCIA, SOCIALIZAÇÃO E MEDIA.....15
1.1.1 O conceito de socialização.....15
1.1.2 Quadros estruturantes para a construção do conhecimento.....18
1.1.3 Crianças e media: considerações em torno de pesquisas nacionais e internacionais.....28
1.1.4 Os media na vida das crianças: fonte de problemas ou de oportunidades?.....35
1.2 O CONTRIBUTO DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA.....37
1.2.1 Olhares sobre a infância e as suas culturas.....37
1.2.2 Os media e os debates sobre a infância e o conhecimento do mundo.....42
1.3 DIREITOS, PARTICIPAÇÃO E MEDIA.....46
1.3.1 A Convenção sobre os Direitos das Criança.....46
1.3.2 Direitos, participação e cidadania.....49
1.3.2.1 Direitos em relação aos media.....53
CAPÍTULO 2. MUNDO DAS NOTÍCIAS E INFÂNCIA: PISTAS PARA REFLEXÃO.....57
2.1 NOTÍCIAS E PÚBLICOS.....57
2.2 AS CRIANÇAS E A ATUALIDADE.....64
2.2.1 Tendências, perspetivas e fundamentos das pesquisas internacionais.....64
2.2.2 O que as crianças querem das notícias.....74
2.2.3 A aposta em espaços de informação dirigidos às crianças.....80
2.3 MEDIAÇÃO E LITERACIA EM RELAÇÃO ÀS NOTÍCIAS.....86
2.3.1 Conceito e contextos de mediação.....86
2.3.2 Literacia para as notícias.....90
2.3.2.1 A escola como espaço privilegiado.....97
CAPÍTULO 3. METODOLOGIA.....101
3.1 Objetivos e questões da investigação.....101
3.2 A investigação com crianças.....105
3.3 Apresentação do contexto de estudo Caracterização económica e sociodemográfica do concelho de Paredes.....109
3.3.1 Caracterização do sistema educativo do concelho.....113
3.4 A opção pelo inquérito por questionário.....118
3.4.1 Elaboração do instrumento.....120
3.4.2 Universo do estudo.....126
3.5 Procedimento de recolha e análise de dados.....129
3.6 A opção pelos grupos de foco.....131
3.7 Desenho dos grupos de foco.....134
3.8 Participantes.....139
3.9 Intermediários e autorizações.....140
3.10 Dinâmica dos grupos.....141
3.11 Procedimento de análise e interpretação.....143
CAPÍTULO 4. CRIANÇAS, PRÁTICAS MEDIÁTICAS E DE CONSUMO DE NOTÍCIAS.....145
4.1 Caracterização da amostra.....145
4.2 Hábitos sociais e de lazer e práticas mediáticas.....153
4.3 Representações e modos de apropriação das notícias.....166
4.4 Lugar das notícias no contexto familiar e estilos de mediação sobre o consumo de notícias.....179
4.5 Notícias e conhecimento do mundo.....187
4.6 Direitos das crianças, participação e lugar das notícias no contexto escolar.....194
CAPÍTULO 5. A ATUALIDADE E O SEU LUGAR NA FAMÍLIA E NA ESCOLA NA PERSPETIVA DAS CRIANÇAS.....203
5.1 Apresentação dos participantes.....204
5.2 O que mais gostam de fazer nos tempos de lazer “Brincar. Eu gosto muito de brincar”.....208
5.3 O que são ´notícias‘ “É o agora. O que acontece e que aparece no Correio da Manhã, no Jornal de Notícias, na rádio, na televisão, no Bom Dia Portugal, na Internet. . . ”.....214
5.4 Notícias que interessam ou notícias que impressionam? “Porque fala de facas e de mortes, e eu não gosto lá muito de mortes e essas coisas”.....225
5.5 Preferências e escolhas em relação à atualidade “Política, não... E menos violência”.....232
5.6 Como gostariam que fossem as notícias “As imagens permitem imaginar melhor como as coisas acontecem”.....240
5.7 5.7 Participação e representações sobre os direitos e a cidadania “As crianças também têm o direito de dizer a sua expressão, de dizerem o que querem para o mundo”.....247
5.8 As notícias, a escola e o conhecimento do mundo “Conhecer o mundo é explorar o mundo, saber o que existe nele”.....256
5.9 O lugar da família e a importância da mediação “Às vezes, quando eu estou preocupada, a minha mãe explica-me e eu fico melhor”.....261
CAPÍTULO 6 DISCUSSÃO E SÍNTESE DOS RESULTADOS.....269
BIBLIOGRAFIA.....299
up