Communication Studies Publication

JOVENS E CULTURAS CÍVICAS: POR ENTRE FORMAS DE CONSUMO NOTICIOSO E DE PARTICIPAÇÃO

Para melhor compreender as dinâmicas que os jovens, muito em particular os portugueses, evidenciam em relação à participação e ao jornalismo – tentando escapar às visões reducionistas que meramente apontam para um afastamento –, lançámo-nos no desafio de melhor perceber os contextos de ação, os seus moldes e os seus propósitos. Estas matérias foram alvo de reflexão através de um estudo de caso longitudinal (2010-2012), realizado com 35 jovens com formas de participação diferenciadas, na intensidade e na diversidade, e com distintas proveniências sociais, culturais e económicas.

The corpus permitiu melhor apreender e compreender contextos específicos e chegar a perfis quanto ao consumo de notícias (inclusive de política) e quanto à participação.

As tipologias apontam para uma realidade complexa, em que são marcantes os fatores familiares, os contextos sociais mais vastos e a vontade individual.

O Prefácio é assinado por Peter Dahlgren, professor emérito da Universidade de Lund, na Suécia, e um dos mais conceituados estudiosos das dinâmicas do jornalismo e das culturas cívicas, muito em especial entre os jovens.

Preço da edição impressa: € 5

AUTHORS / EDITORS

Maria José Brites

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2015

ISBN

978-989-654-199-6

Index

Prefácio, de Peter Dahlgren - 1

Agradecimentos - 5

Introdução - 7

Capítulo 1. Processos de participação: culturas cívicas e comunicação política - 13

1.1 Estudos culturais e audiências: fundamentos para pensar as culturas cívicas - 13

1.2 Emoção e razão: indispensáveis nos processos participatórios - 24

1.3 Participação dos jovens: contextos de abertura à política - 28

Capítulo 2. Jornalismo: entre tradições e novas vontades dos cidadãos - 33

2.1 Construção social da notícia - 33

2.2 Literacia para as notícias e para a cidadania - 38

2.3 Os jovens e as notícias - 42

Capítulo 3. Contextos de participação cívica mediada de jovens em Portugal - 51

3.1 Contextos escolares, possíveis motivações - 51

3.1.1 Evolução da educação cívica e da educação para os media - 53

3.2 Programas de literacia cívica: a sociedade civil - 56

3.3 Programas das empresas jornalísticas: qual o contributo? - 57

3.4 Participação e mobilização social, um retrato (também) construído pelo jornalismo - 59

3.4.1 “Geração rasca?” - 63

3.4.2 Jovem, tem poder? - 65

3.4.3 Geração à Rasca - 71

Capítulo 4. Delinear estratégias - 77

4.1 Mapeando justificações e objetivos da investigação - 78

4.2 Pesquisa longitudinal - 81

4.2.1 Observação direta - 83

4.2.2 Entrevista semiestruturada - 87

4.2.3 Grupos de foco - 91

4.3 Constituição do corpus, caracterização dos contextos e contactos - 95

4.4 Jovens como quasi-pesquisadores - 98

Capítulo 5. Jovens, jornalismo e participação - 107

5.1 Tipologias de consumo de notícias e participação autorreportada - 108

5.2 Análise aprofundada dos perfis que cruzam consumo de notícias e participação autorreportada - 125

Reflexões finais e pistas - 195

Referências bibliográficas - 201
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