Communication Studies Publication

MEDIA E JORNALISMO DE PROXIMIDADE NA ERA DIGITAL

Foi necessário esperar quase uma década, para que começassem a surgir alguns trabalhos de investigação sobre a adaptação da imprensa regional à Internet. Já em relação ao jornalismo propriamente dito, esse olhar é ainda mais recente. É por esse motivo que importava reunir algumas das principais referências no estudo dos media e do jornalismo de proximidade, pedindo-lhes o seu olhar de hoje, sobre este contínuo processo de transição e adaptação.

Este livro é parte integrante do projecto “Oportunidades y retos del periodismo en los entornos abiertos: estudio de las voces de la sociedad en torno a los medios tradicionales y los sitios participativos de nueva generación”, financiado pelo Ministério de Ciência e Inovação de Espanha (CSO2016-80703-R).

Preço da edição impressa: € 10

AUTHORS / EDITORS

Pedro Jerónimo

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2017

ISBN

978-989-654-392-1

Index

Introdução - 9

Proposta de novos pactos comunicacionais na era do hiperlocal - 11
Carlos Camponez 

A chegada da imprensa regional a um “admirável mundo novo” - 27
Pedro Jerónimo

As rádios locais portuguesas na transição para a Internet - 47
Luís Bonixe

A webtelevisão local e regional em Portugal - 87
Nuno Fernandes

Realidades e desafios do ciberjornalismo de proximidade - 119
Xosé López Garcia

Experimentar, inovar e aprender - 137
Xosé López Garcia e Ana-Isabel Rodríguez-Vázquez

Um panorama do ciberjornalismo de proximidade no Brasil - 147
Igor Savenhago

Periodismo de proximidad: el reto de los espacios abiertos - 189
Elvira García de Torres

Jornalismo hiperlocal e dispositivos móveis - 217
Walter Teixeira Lima Junior

Autores - 233
up