Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

OS SÍTIOS DE REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA NOTÍCIA E SEU USO NO JORNALISMO SUL-MATO-GROSSENSE

Qual o impacto das redes sociais na internet (RSI) sobre a rotina produtiva dos jornalistas? Que nível de credibilidade estes atribuem as informações disseminadas nestes ambientes? Há variações na credibilidade entre as fontes oficiais e não oficiais dentro e fora das RSI? Podem as RSI servirem como espaços para a pluralidade de fontes no Jornalismo? Estas foram algumas das inquietações que deram origem a este livro. A obra é uma adaptação da dissertação de mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e está dividida em cinco capítulos: 1) Redes Sociais e Redes Sociais na Internet (RSI); 2) Fontes, internet e rotinas produtivas; 3) Oficialismo e pluralismo no discurso jornalístico; 4) A Internet como espaço e esfera pública e 5) Os jornalistas de Mato Grosso do Sul e os Sítios de Redes Sociais.

AUTHORS / EDITORS

Victor Luiz Barone Junior

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2016

ISBN

978-989-654-314-3

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Prefácio - Uma fonte de inspiração - 13

CAPÍTULO 1 - REDES SOCIAIS E REDES SOCIAIS NA INTERNET (RSI) - 19

1.1 A Conversação Mediada pelo Computador (CMC) - 26

1.2 A velocidade da interação na Web 2.0 - 29

1.3 A internet como parte do cotidiano - 32

CAPÍTULO 2 - FONTES, INTERNET E ROTINAS PRODUTIVAS - 37

2.1 Fontes na internet - 41

2.2 Credibilidade e capital social - 46

2.3 Rotinas produtivas e internet - 48

2.4 O jornalista como mediador - 52

CAPÍTULO 3 - OFICIALISMO E PLURALIDADE NO DISCURSO JORNALÍSTICO - 59

3.1 Fontes oficiais e assessorias no comando do processo produtivo - 67

CAPÍTULO 4 - A INTERNET COMO ESPAÇO E ESFERA PÚBLICA - 93

4.1 A internet como esfera pública virtual - 95

4.2 Os jornalistas de Mato Grosso do Sul e a pluralidade nos Sítios de Redes Sociais (SRS) - 101

4.3 A inevitabilidade de um novo espaço público - 114

CAPÍTULO 5 - OS JORNALISTAS DE MATO GROSSO DO SUL E OS SÍTIOS DE REDES SOCIAIS (SRS) - 119

5.1 Como os jornalistas se informam - 127

5.2 Os Sítios de Redes Sociais (SRS) no Jornalismo - 129

5.3 Cacofonia e ética - 132

Considerações finais - 139

Referências bibliográficas - 145

Apêndices - 167
up