Communication Studies Publication

A AUDIÊNCIA CONVERGIDA DO TELEJORNAL NAS REDES SOCIAIS

Este estudo apresenta os resultados da pesquisa sobre as relações do telejornal e o seu público nas Redes Sociais, na Internet. A presente investigação pretende colaborar com futuras pesquisas sobre a temática, que visa compreender as mudanças ocorridas no sistema de interação entre os atores (público/telejornal/ambiente midiático) do período analógico ao digital. O trabalho está organizado da seguinte forma: em um primeiro momento, discute-se o sistema de interação do público no telejornal. O passo seguinte envolve a caracterização do corpus da pesquisa, evidenciando a relação entre o público (fã) e o telejornal (ídolo/mito) nas Redes Sociais Online, as análises dos procedimentos metodológicos empregados e os resultados obtidos. Na sequência, trabalha-se com os conceitos evidenciados pela parte empírica da pesquisa: a audiência convergida, a cultura fã e o simulacro da representação da imagem dos atores no telejornalismo e a sociedade midiatizada por múltiplas telas ou ecrãs. Ao final, apresentam-se as conclusões da pesquisa.

AUTHORS / EDITORS

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2015

ISBN

978-989-654-210-8

Index

1. Introdução - 3

2. Capítulo 1 - 7

2. 1 O sistema de interação do público no telejornal - 7

2.2 As interações do público do telejornal do analógico ao digital - 12

2.3 A audiência e as suas conceituações coletivas - 18

2.4 As definições de massa, multidão e público - 20

2.5 As lógicas de interação e o processo comunicativo do telespectador - 24

3. Capítulo 2 - 35

3. 1 O corpus da investigação, a metodologia e a análise dos dados - 35

3.2 O acompanhamento diário das fanpages - 36

3.3 O segundo experimento empírico - 44

3.4 O terceiro experimento empírico - 50

4. Análise dos resultados da investigação - 83

5. Considerações Finais - 91

Referências Bibliográficas - 95
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