Communication Studies Publication
A REPUTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E OS MEDIA — OS CASOS BES E NOVO BANCO
As organizações estruturam-se pela comunicação, segundo processos simbólicos de criação e produção de sentidos. Tal significa que a comunicação é o núcleo essencial e estratégico de qualquer organização. Mais ainda, quando as organizações atuam em mercados muito competitivos, como é o caso das instituições bancárias, que estão particularmente expostas. Uma parte importante da reputação das organizações depende, assim, da comunicação que produzem e da imagem que os digital mediatransmitem delas.
A presente obra explora as perspetivas teóricas que o conceito de reputação assume, ao mesmo tempo que analisa as práticas discursivas das organizações e os processos de construção de sentido que estrategicamente edificam no âmbito dos seus relacionamentos com os digital media. Neste contexto, procura perceber-se como é construída a reputação das organizações e de que forma os seus processos são afetados (ou influenciam) pela ação dos digital media. Os casos BES e Novo Banco, pela relevância social e mediática que assumiram, são aqui analisados, com base num conjunto de critérios que observam as suas exposições públicas através dos media e o impacto que estes tiveram na reputação daquelas duas organizações.
AUTHORS / EDITORS
João Figueira
COLLECTION
LabCom Books
EDITION YEAR
2018
ISBN
978-989-654-414-0