Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

A REPUTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E OS MEDIA — OS CASOS BES E NOVO BANCO

As organizações estruturam-se pela comunicação, segundo processos simbólicos de criação e produção de sentidos. Tal significa que a comunicação é o núcleo essencial  e estratégico de qualquer organização. Mais ainda, quando as organizações atuam em mercados muito competitivos, como é o caso das instituições bancárias, que estão particularmente expostas. Uma parte importante da reputação das organizações depende, assim, da comunicação que produzem e da imagem que os digital mediatransmitem delas. 

A presente obra explora as perspetivas teóricas que o conceito de reputação assume, ao mesmo tempo que analisa as práticas discursivas das organizações e os processos de construção de sentido que estrategicamente edificam no âmbito dos seus relacionamentos com os digital media. Neste contexto, procura perceber-se como é construída a reputação das organizações e de que forma os seus processos são afetados (ou influenciam) pela ação dos digital media. Os casos BES e Novo Banco, pela relevância social e mediática que assumiram, são aqui analisados, com base num conjunto de critérios que observam as suas exposições públicas através dos media e o impacto que estes tiveram na reputação daquelas duas organizações.

AUTHORS / EDITORS

João Figueira

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2018

ISBN

978-989-654-414-0

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Introdução - 13

Parte I - Reputação e Agir Organizacional - 21

1. Reputação - 23
1. 1 Caraterísticas da reputação - 25
1.2 Identidade e imagem - 27
1.3 Pensamento análogo e pensamento diferenciado - 34
1.4 O agir organizacional na construção da reputação - 35

2. Organizações e Práticas Discursivas - 39
2.1 A linguagem como poder - 41
2.2  O “sentido” do discurso - 43
2.3 Toda a análise é “uma construção de uma construção” - 45
2.4 Discurso-Organização - 49

3. A Construção de Sentido Através dos Media - 53
3.1 Transformar a realidade em notícia - 55
3.2 As organizações como fonte noticiosa - 57

4. Assessorias e Relações Públicas - 59
4.1 As fontes profissionais na produção noticiosa - 60
4.2 Relacionamento estratégico - 66
4.3 Influência das fontes profissionais - 69
4.4 As notícias como coprodução entre fontes e jornalistas - 71
4.5 Ubiquidade da informação - 77
4.6 Mudanças em toda a linha - 81

Parte II - Os casos BES e Novo Banco - 85

5. O colapso do BES - 93
5.1 Relações complexas entre jornalistas e RP - 97
5.2 Especificidades do setor bancário - 101
5.3 BES antes da crise: Comunicação e marketing de prestígio - 103
5.4  Metodologias de análise e critérios de avaliação da reputação - 109
5.5 Crise do BES: análise de reputação - 115
5.6 Reputação mediática do Novo Banco - 121

Conclusões - 137

Bibliografia - 141
up
EN