Art Studies Publication

CINEMA EM PORTUGUÊS – X JORNADAS

A presente publicação reúne dez das vinte e três comunicações apresentadas durante as X Jornadas Cinema em Português que decorreram entre 15 e 17 de maio de 2017 na UBI, numa organização conjunta do Departamento de Comunicação e Artes e do Labcom.IFP, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. Dedicada ao Cinema de Moçambique, esta décima edição das Jornadas Cinema em Português trouxe a debate questões atuais e pertinentes para a reflexão sobre as produções e relações cinematográficas entre os diversos países que falam em português, procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura conjunta e complementar. A imagem escolhida para a capa da presente publicação foi gentilmente cedida pela investigadora e curadora Catarina Simão, sendo retirada do dossiê de imprensa do documentário Djambo (2016), co-realizado pela própria Catarina Simão e pelo moçambicano Chico Carneiro, que aborda a vida e percurso de Carlos Djambo, fotógrafo e militante independentista em Moçambique que documentou a luta pela independência e o período revolucionário.

AUTHORS / EDITORS

Frederico Lopes, Paulo Cunha e Manuela Penafria (Eds)

COLLECTION

Ars

EDITION YEAR

2017

ISBN

978-989-654-411-9

Index

Introdução - 9
Frederico Lopes, Paulo Cunha e Manuela Penafria

Kuxa Kanema: o nascimento do cinema como paradoxo - 13
Paulo Serra

Thomaz Vieira e a chegada do cinema em Moçambique - 27
Jorge Luiz Cruz

Cinema, fotografia e vídeo no arquivo de Moçambique. A reapropriação como alternativa à preservação das imagens em perigo de desaparecimento - 37
Catarina Simão

Passagem de imagens, imagens de passagem em Mueda, Memória e Massacre de Ruy Guerra: contos anti-coloniais de uma imagem reconstruída - 51
Salvatore Aromando

Imagens, relatos e discursos do pós-guerra civil (1977-1992) em Moçambique: análise do filme A Guerra da Água (1996), de Licínio de Azevedo - 65
Alex Santana França

Propostas de escuta no cinema de Sandro Aguilar - 81
Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves

A recepção crítica de Três Dias sem Deus de Bárbara Virgínia - 93
Ricardo Vieira Lisboa

Aquarius e a luta pelo direito à saudade - 119
Sérgio Ricardo Soares

Formulações teóricas realistas na obra de Joaquim Pedro de Andrade - 135
Eduardo Tulio Baggio

O novo cinema queer a brasileira - 149
Anderson de Souza Alves
up