Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

VITRINE E VIDRAÇA: CRÍTICA DE MÍDIA E QUALIDADE NO JORNALISMO

A qualidade implica na autocrítica, no estabelecimento de metas e objetivos, no seu alcance e na avaliação contínua de práticas e processos. O jornalismo não apenas oferece produtos informativos, mas também se insere nas sociedades como um importante elo entre os públicos, ajudando a formar opinião, estabelecendo consensos, alimentando-se de controvérsias. Portanto, discutir qualidade no jornalismo está intimamente ligado ao exercício da crítica de mídia, à reflexão sobre democracia e responsabilidade social. Está também atrelado ao debate sobre a ética, a formação dos novos jornalistas, a inovação e a busca da excelência técnica. Tratar de qualidade conjuga preocupações de ordem econômica, política e metodológica, aspectos que auxiliam a construir novas bases para o jornalismo.

Preço da edição impressa: € 10

AUTHORS / EDITORS

Rogério Christofoletti (Org.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2010

ISBN

978-989-654-050-0

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Apresentação: Sobre pedras e tijolos 1I Da análise e da crítica

5 O jornalismo como teoria democrática
por Luiz Martins da Silva 7 Jornalismo e informação para democracia: parâmetros de crítica de mídia por Danilo Rothberg 21 Responsabilidade Social da Mídia: análise conceitual e perspectivas de aplicação no Brasil, em Portugal e na Espanha por Fernando de Oliveira Paulino 35 O conceito de enquadramento e sua contribuição à crítica de mídia por Danilo Rothberg 53 Monitoramento de Cobertura e Produção Experimental Monitorada: Pesquisa aplicada voltada para a qualificação de produtos e pro- cessos jornalísticos por Josenildo Luiz Guerra 69 De "Ouvinte" a "Ouvidor": Responsabilidade Social da Mídia e parâmetros para atuação da Ouvidoria das Rádios da Empresa Bra- sil de Comunicação (EBC) por Fernando Oliveira Paulino 95 II Do aperfeiçoamento e do avanço 111 Jornais Populares de qualidade: Ética e sensacionalismo em um novo padrão do jornalismo de interior catarinense por Laura Seligman   Concentração de mídia e qualidade do noticiário no sul do Brasil por Rogério Christofoletti 127 Qualidade da Formação em Jornalismo Cultural na Modernidade Líquida
por Marcos Santuario 139 Avaliação de qualidade jornalística: desenvolvendo uma metodologia a partir da análise da cobertura sobre segurança pública por Josenildo Luiz Guerra 153 Brevíssima cronologia da inovação na imprensa brasileira por Rogério Christofoletti 173 Os Autores 193
up
EN