Communication Studies Publication

ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DA PUBLICIDADE: UM ESTUDO SOBRE A PROMOÇÃO DE MEDICAMENTOS NO BRASIL

Neste livro, apresentamos resultados da pesquisa de doutorado “Discurso e ideologia na propaganda de medicamentos: um estudo crítico sobre mudanças sociais e discursivas”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. O estudo tem como objetivo geral investigar na propaganda de medicamentos brasileira sentidos potencialmente ideológicos que contribuam para sustentar relações assimétricas de poder, sobretudo entre “leigos” e “peritos”, da saúde e da linguagem.

Os objetivos específicos são, primeiro, investigar mudanças sociais e discursivas, bem como suas conexões, na rede de práticas implicada na promoção de medicamentos na modernidade tardia. Segundo, investigar sentidos potencialmente ideológicos em textos que materializam o (sub)gênero “anúncio de medicamento”. E, por fim, investigar o potencial ideológico de convenções discursivas nas práticas de leitura pesquisadas. Tendo em vista tais objetivos, problematizamos o papel do discurso na sustentação de preocupações sociais ligadas ao consumo inadequado de medicamentos.

Price of the print edition: € 20

AUTHORS / EDITORS

Viviane Ramalho

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2010

ISBN

978-989-654-049-4

Index

APRESENTAÇÃO 31 Propaganda de medicamentos no Brasil: da instauração ao controle
1.1 Instauração da propaganda de medicamento no Brasil
1.1.1 Reclames e almanaques
1.1.2 Anúncios de televisão
1.2 Consolidação do problema social
1.2.1 Lucro da indústria farmacêutica e investimento em publicidade
1.2.2 Impactos sociais da propaganda de medicamento
1.3 Controle sanitário da promoção de medicamentos
1.3.1 Atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária
1.3.2 Legislação Sanitária Brasileira para a promoção de medicamentos

9 2 Análise de Discurso Crítica: discurso publicitário e identificação do consumidor de medicamento 47 2.1 Análise de Discurso Crítica: perspectiva crítico-explanatória para estudos da linguagem
2.2 Discurso particular da publicidade
2.3 Identificação do consumidor de medicamentos   3 Uma abordagem crítica para o gênero discursivo "anúncio publicitário de medicamento" 73 3.1 Gênero discursivo: estudos bakhtinianos
3.2 Abordagens contemporâneas de gêneros discursivos
3.3 Abordagem de gêneros discursivos para a pesquisa: na esteira da ADC   4 Percursos teórico-metodológicos: pesquisa qualitativa em ADC 115
4.1 Pesquisa qualitativa
4.2 Perspectivas ontológicas: visão crítico-realista da ADC
4.3 Perspectivas epistemológicas: estratégias de investigação
4.4 Perspectivas metodológicas: geração de dados
4.5 Perspectivas metodológicas: análise de dados   5 Da propaganda de medicamentos tradicional à moderna 161 5.1 "Facto ignorado"(1927)
5.2 "O extranho caso do Praxedes Pontes" (1933)
5.3 "Bayer anuncia Aspirina" (1974)   6 Promoção de medicamentos na modernidade tardia 209 6.1 "Intestino Irritável agora tem saída" (2002)
6.2 "Sexo seguro na vida adulta"(2005)
6.3 "Nahora H,conte conosco"(2006)   CONSIDERAÇÕES FINAIS 271 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 279
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