ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DA PUBLICIDADE: UM ESTUDO SOBRE A PROMOÇÃO DE MEDICAMENTOS NO BRASIL
Neste livro, apresentamos resultados da pesquisa de doutorado “Discurso e ideologia na propaganda de medicamentos: um estudo crítico sobre mudanças sociais e discursivas”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. O estudo tem como objetivo geral investigar na propaganda de medicamentos brasileira sentidos potencialmente ideológicos que contribuam para sustentar relações assimétricas de poder, sobretudo entre “leigos” e “peritos”, da saúde e da linguagem.
Os objetivos específicos são, primeiro, investigar mudanças sociais e discursivas, bem como suas conexões, na rede de práticas implicada na promoção de medicamentos na modernidade tardia. Segundo, investigar sentidos potencialmente ideológicos em textos que materializam o (sub)gênero “anúncio de medicamento”. E, por fim, investigar o potencial ideológico de convenções discursivas nas práticas de leitura pesquisadas. Tendo em vista tais objetivos, problematizamos o papel do discurso na sustentação de preocupações sociais ligadas ao consumo inadequado de medicamentos.
Price of the print edition: € 20
AUTHORS / EDITORS
COLLECTION
EDITION YEAR
ISBN